A imagem peregrina do padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, visitou nesta sexta-feira (16) o Trem do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor, no Cosme Velho, zona sul da cidade.
A visita integrou a Trezena de São Sebastião de 2026, cujo tema é ‘São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade’, inspirado no Ano Jubilar Arquidiocesano. A trezena teve início no dia 7 deste mês e está prevista para encerrar no dia 19.
A celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta. Em seu discurso, ele enfatizou a importância de São Sebastião para os cariocas, incentivando a oração, a esperança e a alegria em meio à beleza, à história e aos problemas da cidade.
“São Sebastião faz isso levando a oração, ajudando a cultivar a esperança e a alegria, para poder viver nessa cidade com sua beleza, sua história e seus problemas”, afirmou o cardeal.
O Dia de São Sebastião será comemorado na próxima terça-feira (20), feriado no Rio. A programação inclui a Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, às 10h. À tarde, a partir das 16h, haverá uma procissão arquidiocesana do santuário até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro, seguida do Auto de São Sebastião 2026, na Avenida Chile, e de outra missa solene.
*Com informações da Agência Brasil