Programa GDF Mais Perto do Cidadão atende mais de 3 mil pessoas em Ceilândia

Programa GDF Mais Perto do Cidadão atende mais de 3 mil pessoas em Ceilândia
Programa GDF Mais Perto do Cidadão atende mais de 3 mil pessoas em Ceilândia | Imagem: Divulgação

A 67ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão reuniu mais de 3 mil pessoas em Ceilândia na sexta-feira (12) e no sábado (13). Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a ação ocorreu no estacionamento ao lado do CepiI Capim Dourado, no Setor O (EQNO 8/10), e marcou a abertura do calendário de atividades de 2026, levando serviços essenciais à comunidade.

Serviços do GDF Mais Perto do Cidadão

Atendimento para pets e lazer

Em parceria com a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), o evento disponibilizou um trailer para vacinação e saúde animal, resultando no cadastro de 168 cães e gatos para castração. A dona de casa Maria Aninha Sousa Viana, 65 anos, levou sua gata Maya e o cachorro Bob para atualizar a vacinação. Ela também acompanhou a neta, Maria Sofia Barcelos, 8, em atrações como pula-pula, quadriciclo e teatro educativo do Detran.

Casamento Comunitário e outros atendimentos

O evento também serviu de local para inscrições na primeira edição de 2026 do Casamento Comunitário, agendada para 22 de março. O casal Arissa Chagas, 30, e Damon Luiz Gomes, 26, oficializou a inscrição para a união. Outros serviços incluíram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, como a solicitada pelo aposentado Gilmar Gomes, 66, para seu neto Vinicius Gabriel, 9. Gilmar também utilizou os serviços de corte de cabelo do programa Voluntariado em Ação e resolveu pendências na carreta do Na Hora.

Saúde e capacitação para a comunidade

Saúde em dia

Equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e voluntários ofereceram exames laboratoriais, avaliações de fisioterapia e outros atendimentos. Maria Lucena Silva, 49, aferiu a pressão arterial e fez o teste de glicose. David Pereira, 62, atualizou seu cartão de vacinas com doses contra hepatite B, difteria e tétano, além de realizar testes rápidos para ISTs. O programa foi um dos 52 locais de vacinação disponibilizados pela Secretaria de Saúde no sábado (17).

Capacitação para gestantes

Na manhã de sexta-feira, a 25ª edição do programa Nasce Uma Estrela capacitou mais de 100 gestantes sobre amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês. Ao final, as participantes receberam uma bolsa com itens para o bebê, confeccionados por pessoas privadas de liberdade, por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap).

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, afirmou que “levar serviços essenciais e ações de bem-estar para perto da casa das pessoas transforma realidades, fortalece vínculos e garante cidadania”. Desde fevereiro de 2023, o programa já realizou mais de 500 mil atendimentos. Em 2025, foram 23 edições, que somaram mais de 160 mil atendimentos.

T LB

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress