01/01/2026

Fazenda alerta para maior imposto do mundo e tenta reverter reforma tributária no Senado

Projeção tenta sensibilizar parlamentares a diminuir a lista de benefícios

A reforma tributária ganhou tantas exceções na Câmara dos Deputados que, no fim, o imposto brasileiro poderá ser o maior do mundo.

Esse é o alerta do Ministério da Fazenda que aponta para a lista de exceções como as culpadas pela provável alíquota final de 27% do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A projeção tenta sensibilizar o Senado a diminuir a lista de benefícios da reforma dos impostos. Em outras palavras, o Ministério diz que o texto prevê tantas meias-entradas que o preço final do ingresso será, talvez, o mais caro do mundo.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

O texto foi entregue pelo ministro Fernando Haddad ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto no Senado.

Nele, a Fazenda reconhece que as estimativas não são precisas, pois dependem de uma série de fatores que ainda estão longe de definição. Apesar dessa incerteza, o Ministério diz que há como estimar o resultado do que já está aprovado pela Câmara.

“É possível estimar qual seria a alíquota com base em algumas hipóteses que busquem refletir, de forma realista, os impactos do texto da PEC 45 aprovado pela Câmara”.

E o impacto não é pequeno. Pelas contas da Fazenda, as exceções acrescentam 4,89 pontos na alíquota final do IVA. Assim, o imposto pago subiria de 22% para 27% no cenário conservador.

É o mesmo número da Hungria, país com a maior alíquota do tributo entre os países mais desenvolvidos da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

No cenário otimista, a alíquota final — também impactada pela série de exceções — seria um pouco menor, de 25,45%.

O estudo da Fazenda reconhece que as duas alíquotas são “elevadas para padrões internacionais”.

Os números, porém, “apenas revelam o fato de que o Brasil é um dos países em que a tributação do consumo de bens e serviços, como proporção do PIB, está entre as mais elevadas do mundo”.

“Penso que o texto precisa ter uma limada”, disse o ministro Haddad após a reunião com o relator da reforma no Senado. “Vamos mostrar ao país o que acontece quando alguém entra ou sai (na lista de exceções)”, disse.

Escadinha da alíquota

O cenário base citado pelo estudo não prevê tratamentos diferenciados a setores da economia, exceto a manutenção do Simples (regime das pequenas empresas) e da Zona Franca de Manaus.

A alíquota final, porém, aumenta — como uma escada — à medida que são contabilizadas as exceções. Entre elas, estão a prevista para o agronegócio, cesta básica, educação privada, saúde privada e outros segmentos de bens e serviços.

Além disso, o estudo também estima o impacto do tamanho do benefício: primeiro, com redução de metade da alíquota para esses setores e, depois, com redução de 60% do imposto, como consta na versão final aprovada pelos deputados.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
fta20230210019
Cerco a pirataria digital: bloqueio maciço de sites e aplicativos no brasil
afp-jim-watson-mostra-o-presidente-dos-eua-donald-trump-e-em-washington-dc-em-9-de-julho-de-2025-e-o-presidente-venezuelano-nicolas-maduro-d-em-caracas-em-31-de-julho-de-2024
Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões
Liberta-10
Evangélico de esquerda relata agressão em ato pró-bolsonaro e viraliza
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
f1280x720-163128_294803_5050
Ex-de aécio neves comercializa produtos para longevidade sem aval da anvisa
26out2025-donald-trump-e-lula-deram-aperto-de-mao-1761471246610_v2_900x506
Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
iStock-491668694-1068x887-1-1024x850-1
Justiça não se posterga: consciência negra exige julgamentos transformadores
f1280x720-162909_294584_5050
Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes

PGR recebe nova representação contra Moraes no caso Banco Master

Pedido de vereador e ofensiva no Senado reacendem debate após reportagens sobre contatos do ministro com o BC; Gonet já arquivou apuração semelhante A Procuradoria-Geral da República (PGR) passou a analisar uma nova representação que pede a apuração da conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Leia mais...

Deputado da oposição pede que CNJ investigue Moraes sobre Master

Sanderson solicitação apuração de possível desvio de conduta do ministro e uma suposta prática de advocacia administrativa. O deputado Sanderson (PL-RS), vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pedindo que o órgão apure a suposta atuação informal do ministro Alexandre de

Leia mais...

Avanço de javalis na Chapada dos Veadeiros preocupa Ibama

O animal é considerado uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) intensificou, no final de novembro, as ações de monitoramento e prevenção ao javali (Sus scrofa) no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.