Polícia Civil deflagra Operação Promessa Fantasma contra fraudes em consórcios no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Promessa Fantasma. A ação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo, Vicente Pires, Samambaia, Itapoã e em Valparaíso de Goiás.

As investigações apuram a prática de fraudes envolvendo contratos de consórcio. Segundo a polícia, os serviços eram oferecidos às vítimas mediante o pagamento de uma entrada, sob a promessa de contemplação imediata. Em outros casos, os investigados anunciavam supostos financiamentos, mas induziam os clientes a assinar contratos que, na prática, eram de consórcio, em desacordo com a proposta apresentada.

As negociações ocorriam na empresa física Prime Center, situada em Taguatinga, embora os contratos fossem formalizados em nome de outros CNPJs ligados ao esquema. As denúncias começaram a ser registradas a partir de 2024 e se estenderam até o fim de 2025.

Ao todo, 23 vítimas de diferentes regiões do Distrito Federal relataram prejuízos e afirmaram ter tentado, sem sucesso, reaver os valores pagos. As apurações indicaram ainda que algumas das empresas envolvidas não possuíam registro junto ao Banco Central do Brasil.

Após a sequência de denúncias, as empresas investigadas encerraram as atividades. De acordo com os relatos já colhidos, o prejuízo estimado até o momento é de, no mínimo, R$ 130 mil. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e possíveis novas vítimas.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress