SSP-DF abre inscrições para curso gratuito de prevenção à violência contra mulheres

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) abriu inscrições para o segundo ciclo do curso ‘Mulher Segura – Prevenção da Violência e o Protocolo Por Todas Elas’. A formação gratuita disponibiliza mil vagas e é realizada na modalidade EAD autoinstrucional, por meio da Escola Virtual da pasta.

As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro, e o curso ocorrerá de 23 de fevereiro a 24 de março, com carga horária de 20 horas divididas em três módulos. O conteúdo aborda os diferentes tipos de violência contra a mulher – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – e o ciclo progressivo de violência, que muitas vezes começa de forma sutil.

A iniciativa é direcionada a profissionais de hotéis, bares, restaurantes, shoppings, casas de show e grandes eventos, conforme o Decreto nº 46.183/2024, mas está aberta a outros segmentos empresariais e cidadãos interessados. O curso integra o projeto Parceiro da Segurança e busca envolver o setor produtivo na prevenção à violência.

A formação é uma parceria entre a SSP-DF, as secretarias da Mulher (SMDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), além do Sebrae-DF, com base em Acordo de Cooperação Técnica firmado em setembro de 2023. Ela se fundamenta na Lei Distrital nº 7.241/2023, que institui o Protocolo Por Todas Elas, e no Programa Segurança Integral (Decreto nº 45.165/2023).

“O enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação permanente, articulada e com foco na prevenção. O curso Mulher Segura é uma ação estratégica porque envolve quem está na linha de frente do atendimento ao público e amplia, de forma concreta, a rede de proteção”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou o compromisso do Governo do Distrito Federal com políticas articuladas que envolvem o setor produtivo como aliado na identificação e acolhimento de situações de violência. Já a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou o apoio às vítimas: “Mulheres que se encontram em situação de algum tipo de violência: a Secretaria da Mulher reforça que vocês não estão sozinhas. Existe um caminho possível, de acolhimento e proteção.”

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Rozal, descreveu o curso como uma ação preventiva e transformadora, que investe em conscientização e mudança cultural nas empresas, fortalecendo redes de proteção.

Interessados podem acessar o formulário de inscrição na plataforma da Escola Virtual da SSP-DF.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF

O Top of Mind Brasília conquistou um reconhecimento internacional histórico. O evento,

plugins premium WordPress