Pep Guardiola amaldiçoou a sorte do Manchester City em janeiro, apesar do clube ter sancionado dezenas de milhões de investimentos em seu time na janela de transferências de inverno.
Foto de Carl Recine/Getty Images
Falando após a derrota do Manchester City por 3 a 1 para o Bodo/Glimt esta semana, Pep Guardiola sugeriu que tudo está indo contra seu time desde a virada do ano.
Anúncio
“É claro que perdemos e tudo desde o ano novo está contra (nós)”, disse Guardiola. “Temos a sensação de que tudo está dando errado em muitos detalhes e temos que tentar mudar isso.
“Chegamos sem jogadores importantes e eles estão um pouco frágeis como estavam na temporada passada em determinado período”.
Foto de Justin Setterfield/Getty Images
Claro que não é verdade que ‘tudo’ tem corrido contra Guardiola e a sua equipa este mês. Afinal, a hierarquia do clube sancionou duas contratações importantes, Antoine Semenyo e Marc Guehi.
Em termos de taxas de transferência, o City gastou £ 62,5 milhões em Semenyo, com mais £ 1,5 milhões devidos em complementos, e o potencial para aumentar ainda mais a taxa eventual por meio de uma cláusula de venda.
Anúncio
Guehi era mais barato, custando £ 20 milhões, embora valha a pena mencionar que a taxa era de apenas seis meses do contrato do zagueiro com o Crystal Palace. O City poderia tê-lo contratado de graça no verão.
Além disso, acredita-se que Semenyo ganhe cerca de £ 150.000 por semana, mais bônus. Embora Guehi esteja ganhando menos do que suas demandas iniciais de £ 300.000 por semana, com bônus provavelmente não estará muito longe do valor que ele queria.
Foto de Carl Recine/Getty Images
Tudo isso contrasta fortemente com o que Mikel Arteta teve de enfrentar quando teve crises de lesão no Arsenal. Os Gunners precisavam desesperadamente de um atacante em janeiro passado, após a lesão de Gabriel Jesus, mas o clube não fez nada e Kai Havertz acabou caindo no chão também.
Anúncio
Enquanto isso, pelo segundo janeiro consecutivo, o City respondeu aos contratempos da equipe de Guardiola comprometendo enormes fundos para novas contratações. Recorde-se que o City gastou 218 milhões de euros (190 milhões de libras) em janeiro de 2025.
As reclamações de Guardiola sobre tudo ser contra seu time e ter que enfrentar o poderoso Bodo/Glimt (que não venceu na história da Liga dos Campeões antes de terça-feira) sem sua escalação titular provavelmente não lhe renderão muita simpatia fora de sua própria base de fãs.