Gian Piero Gasperini está acima de tudo satisfeito por a Roma ter vencido o VfB Stuttgart com uma grande rotação de equipa na Liga Europa, já que estes jogadores foram “realmente colocados à prova”, mas nunca “jogarão por um ponto”.
Apesar da rotação massiva, eles ainda garantiram uma vitória por 2 a 0 sobre o VfB Stuttgart, graças a dois gols do produto da academia juvenil de Giallorossi, Niccolò Pisilli.
ROMA, ITÁLIA – 22 DE JANEIRO: Niccolo Pisilli da AS Roma marca o gol de abertura durante a partida da Fase MD7 da Liga Europa 2025/26 da UEFA entre AS Roma e VfB Stuttgart no Stadio Olimpico em 22 de janeiro de 2026 em Roma, Itália. (Foto de Paolo Bruno/Getty Images)
Anúncio
“Pisilli já provou o seu valor na temporada passada e acho que melhorou muito”, disse Gasperini à Sky Sport Italia.
“Foi uma exibição, independentemente dos golos, que mostrou grande maturidade no meio-campo e ele está entre aqueles que podem dar força em profundidade à Roma.”
O jogador de 21 anos foi comparado a ex-lendas como Marco Tardelli e Claudio Marchisio por sua habilidade de entrar na área desde o meio-campo.
“Existem algumas semelhanças com Tardelli, até fisicamente são semelhantes. Ele pode não ter o ritmo de Tardelli, mas tem a mesma capacidade de cronometrar as corridas e tem um bom faro para o golo.”
Anúncio
Gasperini encontra força na Roma em profundidade
ROMA, ITÁLIA – 22 DE JANEIRO: Niccolo Pisilli da AS Roma comemora com seu companheiro de equipe Kostas Tsimikas depois de marcar o gol de abertura durante a partida da fase MD7 da Liga UEFA Europa League 2025/26 entre AS Roma e VfB Stuttgart no Stadio Olimpico em 22 de janeiro de 2026 em Roma, Itália. (Foto de Paolo Bruno/Getty Images)
O técnico fez sete alterações em relação à equipe que venceu o Torino por 2 a 0 na Série A no fim de semana, também porque não pôde contar com as contratações de janeiro, Donyell Malen e Robinio Vaz.
“Posso ver o crescimento destes jogadores durante os treinos, não apenas Pisilli, mas também, por exemplo, Ghilardi, enquanto Ziolkowski prometeu, mesmo que ainda não consiga cumprir os 90 minutos completos”, explicou Gasperini.
Anúncio
“Há jogadores jovens que estão a evoluir fisicamente e também precisávamos de testar o nível de preparação física daqueles que regressam de lesões, como Pellegrini e Soulé. Foi um resultado perfeito, pois contra um adversário muito forte num jogo importante para a tabela, colocámos realmente estes jogadores à prova”.
Este resultado significa que a Roma garantiu pelo menos uma vaga nos play-offs, mas agora está na sexta posição da Liga Europa, com mais uma partida a ser disputada fora de casa contra o Panathinaikos.
Os oito primeiros colocados avançam diretamente para as oitavas de final sem precisar passar por aquela fase extra do torneio.
ROMA, ITÁLIA – 22 DE JANEIRO: O goleiro da AS Roma, Mile Svilar, compete pela bola com Finn Jeltsch do VfB Stuttgart durante a partida da fase MD7 da Liga Europa 2025/26 da UEFA Europa League entre AS Roma e VfB Stuttgart no Stadio Olimpico em 22 de janeiro de 2026 em Roma, Itália. (Foto de Paolo Bruno/Getty Images)
Anúncio
A Roma é uma equipa ímpar, já que disputou até ao momento esta temporada 29 jogos oficiais, com 19 vitórias e 10 derrotas, mas nenhum empate.
“Se tivéssemos mais alguns empates, estaríamos em posição superior, mas se tivéssemos menos vitórias, também estaríamos em posição inferior”, sorriu Gasperini.
“Quando há três pontos para uma vitória, então esse é o resultado que devemos sempre buscar. Somos incapazes de jogar por um ponto, nem eu gostaria.
“Perdemos alguns resultados frente às equipas de topo, mas estivemos perto, pois nem todas as derrotas na Serie A foram particularmente claras. Se conseguirmos um resultado também nesses jogos, sentir-nos-emos mais fortes”.
ROMA, ITÁLIA – 22 DE JANEIRO: Niccolo Pisilli # 61 com seus companheiros de equipe da AS Roma comemora depois de marcar o segundo gol do time durante a partida da fase MD7 da Liga Europa 2025/26 da UEFA Europa League entre AS Roma e VfB Stuttgart no Stadio Olimpico em 22 de janeiro de 2026 em Roma, Itália. (Foto de Paolo Bruno/Getty Images)
Anúncio
Donyell Malen marcou na estreia contra o Torino, embora ele e Robinio Vaz não estejam disponíveis até a próxima fase da Liga Europa.
Com Leon Bailey enviado de volta ao Aston Villa, a linha de ataque da Roma está agora um pouco mais próxima da ideia de futebol de Gasperini, e será que eles podem trazer mais alguém?
“Ainda estamos numa situação de emergência no ataque, pois esta noite tivemos o Rensch a atacar pela direita, enquanto o Pellegrini também se adapta numa função mais avançada”, explicou o treinador.
“Malen já deu provas, enquanto Robinio Vaz é um jovem muito promissor com quem vamos tentar trabalhar e entender como usar da melhor forma.
Anúncio
“O que vejo no topo da Serie A, e também na Europa, é que há muitas opções para sair do banco e, especialmente no ataque, elas podem fazer a diferença quando há cinco substituições potenciais”.