Inscrições para o Fies 2026 abrem em fevereiro com mais de 112 mil vagas

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026, nesta quinta-feira (22). As inscrições gratuitas estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Ao todo, o programa oferecerá mais de 112 mil vagas em 2026, sendo 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo. As oportunidades destinam-se a financiamentos de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtendo média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a prova de redação. Além disso, é exigida renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos, equivalente a R$ 4.863.

A classificação ocorrerá por ordem decrescente das notas no Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A priorização segue a seguinte ordem: candidatos sem ensino superior concluído e sem financiamento anterior; aqueles sem graduação, mas com financiamento quitado; graduados sem financiamento anterior; e graduados com financiamento quitado.

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os pré-selecionados terão de 20 a 24 de fevereiro para complementar a inscrição no sistema Fies Seleção. Haverá lista de espera para vagas remanescentes, com pré-seleções de 26 de fevereiro a 10 de abril.

O Fies reserva 50% das vagas para o Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Esses beneficiários podem ter o financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos, e estão dispensados de comprovar renda, salvo discrepâncias identificadas.

Para pessoas com deficiência, independentemente da modalidade, é necessária comprovação por laudo médico com código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

O Fies, instituído pela Lei nº 10.260/2001, visa facilitar o acesso à educação superior para estudantes de baixa renda. Mais detalhes estão disponíveis no edital e no site do MEC. As informações foram retiradas da Agência Brasil.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress