Everton está entrando em uma semana de sucesso ou fracasso. O clube está atualmente estudando a transferência do zagueiro do Gênova, Brooke Norton-Cuffy. Relatórios do Football Insider dizem que os Toffees veem o ex-jogador do Arsenal, de 22 anos, como o principal alvo.
Eles querem fortalecer sua retaguarda antes que a janela se feche. Keith Wyness, ex-presidente-executivo do clube, disse ao veículo que a decisão final sobre o lateral-direito deverá ocorrer nos próximos sete dias.
Anúncio
Wyness agora administra uma consultoria para clubes de elite. Ele descreveu Norton-Cuffy como um verdadeiro talento com o tipo de estilo de ataque que funciona na Premier League. O interesse pelo jovem surge enquanto o futuro de Nathan Patterson permanece no ar. Patterson mostrou o que poderia fazer desde o início, com ótimos jogos pela Escócia e momentos sólidos no time titular.
No entanto, lesões constantes o impediram de jogar em Goodison Park. Wyness acha que Patterson pode sair, provavelmente por empréstimo. Se o fizer, deixará um enorme buraco no time. Os chefes do Everton têm que decidir agora se vão deixar Patterson ir e, ao mesmo tempo, apostar em Norton-Cuffy. Os próximos dias são vitais. A diretoria precisa comparar a necessidade de jogadores no momento com o saldo bancário de longo prazo do clube.
“Bem, olhe, ele é um talento. Ele é um zagueiro ofensivo muito bom. Eu investiguei ele e ele definitivamente tem a idade certa. Eu acho, o que, 22?
“Definitivamente uma perspectiva. Mais uma vez, finalmente começamos a ver alguns sinais de Nathan Patterson. Quero dizer, lembro-me de quando Nathan marcou, desculpe, ele não marcou, mas ele estava jogando ótimas partidas pela Escócia e realmente parecia um lateral de classe, mas nunca funcionou muito bem com ele, com lesões e coisas diferentes.
“E ele foi uma das aquisições na época de Rafa Benitez no Everton. Mas acho que, novamente, será uma decisão se ele sairá, possivelmente por empréstimo, o que foi falado, ou se ele sairá à venda, e trazemos esse Norton-Cuffy, que sem dúvida parece uma perspectiva decente no futuro.
“Ele é mais forte no ataque do que na defesa, mas acho que da forma como as opções defensivas estão se formando, isso pode ser algo que Moyes gosta bastante. Então será mais uma decisão que vai chegar ao limite e será tomada nos próximos sete dias, tenho certeza.
Análise tática: um lateral ao estilo Moyes?
SASSUOLO, ITÁLIA – 03 DE NOVEMBRO: Brooke Norton-Cuffy do Genoa CFC observa durante a partida da Série A entre US Sassuolo Calcio e Genoa CFC no Mapei Stadium Citta del Tricolore em 03 de novembro de 2025 em Sassuolo, Itália. (Foto de Alessandro Sabattini/Getty Images)
Anúncio
Historicamente, David Moyes preferia laterais que pudessem defender com robustez, mas ainda tivessem motor para avançar no contra-ataque. Norton-Cuffy tem características físicas para isso, embora definitivamente se concentre mais no ataque. As estatísticas do inglês em Génova mostram que ele é melhor quando corre em espaços abertos. Ele fornece o tipo de largura que Moyes normalmente deseja de seus defensores laterais.
Ainda assim, há dúvidas sobre seu foco defensivo em uma defesa estrita. Moyes geralmente espera que seus jogadores estejam sempre na posição perfeita. Patterson muitas vezes achava difícil fazer isso de forma consistente.
Se o técnico optar pelos laterais, a capacidade de Norton-Cuffy de levar a bola para frente torna-se uma ameaça real. Porém, em uma defesa padrão, o técnico teria que gastar muito tempo treinando-o. Ele precisaria garantir que Norton-Cuffy atingisse esses altos padrões para voltar a defender.