pânico
Incidente ocorreu no último instante da decolagem em aeroporto coberto por neve
Imagem: Ilustrativa/FreePik
Um avião da Rossiya Airlines teve a decolagem abortada no último instante após a explosão de um motor na asa esquerda da aeronave. O incidente ocorreu na quinta-feira (22/1), em uma das pistas do aeroporto de Sokol, na cidade de Magadan, no extremo leste da Rússia.
O Boeing B747-446 já acelerava para levantar voo quando o problema foi registrado. Imagens gravadas por passageiros — ao todo, 338 pessoas estavam a bordo — mostram chamas saindo do motor, provocando pânico dentro da cabine. Logo após a falha, o piloto perdeu a trajetória da pista e a aeronave acabou saindo pelo lado esquerdo.
Durante a manobra de emergência, a asa do avião foi envolvida por grandes nuvens de gelo e neve, já que a pista estava coberta por uma espessa camada do material. Equipes de resgate foram acionadas imediatamente e retiraram todos os passageiros com segurança. Ninguém ficou ferido.
Após o incidente, os ocupantes foram encaminhados para outra aeronave da companhia, que é subsidiária do grupo Aeroflot, o maior conglomerado aéreo da Rússia.
De acordo com a imprensa local, a decolagem abortada marcou a quarta emergência aérea registrada no mesmo dia envolvendo companhias russas. Especialistas apontam que os episódios estão ligados às dificuldades na reposição de peças e manutenção, consequência das sanções impostas por países ocidentais em razão da guerra na Ucrânia.
As autoridades aeroportuárias investigam as causas da falha no motor.
Vídeo: motor explode e piloto aborta decolagem de avião com mais de 300 passageiros
Rossiya Boeing 747 Aborts Takeoff After Engine Malfunction in Magadan
A Rossiya Airlines Boeing 747-446 (registration RA-73290), operating as Aeroflot flight AFL6290, veered off the runway after a left-engine malfunction during takeoff at Magadan–Sokol Airport (GDX) on Thursday,… pic.twitter.com/Cus2OAYIZg
— aircraftmaintenancengineer (@airmainengineer) January 23, 2026