Jadel Katongo – que está no Manchester City desde a categoria Sub-9 – garantiu a transferência definitiva para a primeira divisão turca, encerrando uma associação de 14 anos com o clube.
A academia do City tem tido um sucesso incrível nos últimos anos, com vários jogadores fazendo aparições no time principal da equipe de Pep Guardiola, incluindo nomes como Phil Foden, Rico Lewis, James Trafford e Nico O'Reilly em particular.
Anúncio
Só nesta temporada, oito jogadores da academia se formaram no time titular. Divine Mukasa é talvez o mais provável da última safra a se estabelecer como titular regular no futuro, enquanto Steven Mfuni também é incrivelmente bem avaliado pela comissão técnica.
Já Jadel Katongo jogou ao lado de quase todos os jogadores mencionados nas categorias de base do City e foi peça fundamental no sucesso que essas equipes tiveram entre 2020 e 2023, vencendo a Premier League sub-18 três vezes e a Premier League 2 vezes.
Katongo também disputou um bom número de partidas pela Inglaterra nas categorias de base, começando nos Três Leões no nível sub-15 e, mais recentemente, jogando pela seleção sub-20 da Inglaterra – pela qual somou quatro internacionalizações – em 2024.
Infelizmente, o zagueiro nunca fez uma aparição oficial no time titular do Cityzens, mas atuou na pré-temporada depois de viajar aos Estados Unidos para uma turnê em 2024, jogando o segundo tempo do jogo do Manchester City contra o Celtic.
Anúncio
Foi antes desta viagem à América que Katongo fez sua primeira aparição no futebol masculino, ao passar a temporada 2023/24 emprestado ao Peterborough, da League One, fazendo 43 partidas em todas as competições, marcando dois gols e fazendo três assistências – levantando o Troféu EFL.
A temporada passada foi, em alguns aspectos, uma repetição da campanha anterior; emprestado em Peterborough e ganhando o Troféu EFL mais uma vez. No entanto, o clube reuniu um elenco extraordinariamente jovem que vacilou no campeonato e – como emprestado – Katongo foi um dos primeiros jogadores a ser substituído por um chefe mais experiente.
O jovem de 21 anos não conseguiu se afastar do Etihad Stadium no verão, seja por empréstimo ou em caráter permanente, e disputou algumas partidas na Premier League 2 nesta temporada, ao mesmo tempo que treinou esporadicamente com o time titular.
Mas desde então ele anunciou sua saída do Etihad Stadium em sua conta pessoal do Instagram, antes que a confirmação da transferência para o Kayserispor chegasse aos canais oficiais da mídia pouco depois.
Anúncio
Se ele conseguir jogar regularmente com seu novo clube, esta pode ser uma jogada muito sábia para Katongo, já que a Super Lig turca mantém a presença de vários jogadores de elite em seus maiores clubes, e Katongo pode mostrar sua habilidade contra talentos antes de potencialmente garantir um retorno à Inglaterra no futuro.