Os organizadores do Aberto da Austrália ativaram a política de calor extremo nesta terça-feira (27), em meio a temperaturas que ultrapassaram 40 graus Celsius em Melbourne. A medida resultou na suspensão de jogos nas quadras externas e no fechamento das coberturas das principais arenas, visando proteger a saúde dos atletas.
A Escala de Estresse por Calor do torneio alcançou o nível máximo de 5,0 no início da tarde, tornando o dia o mais quente do evento até o momento. A política considera fatores como temperatura do ar, radiação solar, velocidade do vento e umidade para avaliar as condições de jogo.
O limite foi atingido logo após a vitória da número um do mundo, Aryna Sabalenka, por 6/3 e 6/0 sobre a norte-americana Iva Jovic, na Rod Laver Arena. O teto da quadra principal foi fechado assim que as jogadoras deixaram o local.
Sabalenka comentou a situação aos repórteres, destacando o alívio com a medida. ‘No final da partida, estava muito quente lá fora’, disse. ‘Ainda bem que eles fecharam o teto quase na metade do caminho, então tivemos muita sombra na parte de trás.’ A bielorrussa enfatizou a importância da proteção à saúde dos jogadores, afirmando que sabia que os organizadores não permitiriam jogos sob condições extremas.