O 1º Hackathon em Controle Social do Governo do Distrito Federal — Desafio Participa DF — encerrou o período de inscrições com 128 participantes, demonstrando o interesse da sociedade em contribuir com soluções tecnológicas para fortalecer a transparência e a participação social no DF.
Das inscrições, 82 foram para a categoria de acesso à informação, na qual os participantes desenvolvem modelos para identificar automaticamente pedidos contendo dados pessoais, alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As 46 restantes foram destinadas à categoria de ouvidoria, focada na criação de uma Progressive Web App (PWA) do Participa DF, permitindo envios de manifestações por texto, áudio, vídeo e imagem, com acessibilidade plena, protocolo automático e opção de anonimato.
O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, destacou o sucesso do evento: “O sucesso de inscrições do Desafio Participa DF mostra que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para aproximar governo e cidadão e fortalecer a transparência pública.”