A Saudi Pro League alertou Cristiano Ronaldo que “nenhum indivíduo – por mais significativo que seja – determina decisões fora do seu próprio clube” em meio a dúvidas sobre seu futuro no Al-Nassr.
O avançado português, de 41 anos, ficou de fora da convocatória do Al-Nassr para o jogo da Saudi Pro League, na segunda-feira, contra o Al-Riyadh.
Anúncio
O canal português A Bola informou que Ronaldo se recusou a jogar, por estar insatisfeito com a forma como o clube era administrado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.
A BBC Sport foi informada que a transferência do ex-companheiro de equipe do Real Madrid, Karim Benzema, para o líder da liga Al-Hilal, vindo do Al-Ittihad, no início desta semana, foi a principal razão para a frustração de Ronaldo no Al-Nassr.
O atacante francês Benzema, de 38 anos, marcou três gols em sua estreia pelo Al-Hilal na vitória por 6 a 0 sobre o Al-Okhdood, na quinta-feira.
Tanto o Al-Nassr quanto o Al-Hilal – o clube de maior sucesso do país, com 19 títulos da liga – estão entre os times controlados pelo PIF, que também apoia o Newcastle United.
Anúncio
Ronaldo postou uma foto sua voltando ao treino na quarta-feira, mas a BBC Sport entende que os dirigentes da Saudi Pro League não têm certeza se ele jogará contra o Al-Ittihad na sexta-feira.
Num comunicado divulgado à BBC Sport, um porta-voz da Saudi Pro League disse: “A Saudi Pro League está estruturada em torno de um princípio simples: cada clube opera de forma independente sob as mesmas regras.
“Os clubes têm os seus próprios conselhos, os seus próprios executivos e a sua própria liderança futebolística. As decisões sobre recrutamento, gastos e estratégia cabem a esses clubes, dentro de um quadro financeiro concebido para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio competitivo. Esse quadro aplica-se igualmente a toda a liga.”
Ronaldo ingressou no Al-Nassr em 2022, depois de deixar o Manchester United no meio da temporada, tornando-se o jogador mais bem pago da história do futebol, com um salário anual de £ 177 milhões, mas só ganhou a Copa dos Campeões dos Clubes Árabes com eles.
Anúncio
O cinco vezes vencedor da Bola de Ouro assinou um novo contrato de dois anos em junho de 2025.
Antes de ele concordar com o novo acordo, no entanto, havia especulações de que ele poderia deixar o Al-Nassr por empréstimo ao rival Al-Hilal, entre os elogiados.
“Cristiano está totalmente envolvido com o Al-Nassr desde a sua chegada e desempenhou um papel importante no crescimento e na ambição do clube”, acrescentou o porta-voz da Saudi Pro League. “Como qualquer competidor de elite, ele quer vencer.
“Mas nenhum indivíduo – por mais significativo que seja – determina decisões fora do seu próprio clube.
“As recentes transferências demonstram claramente essa independência. Um clube fortaleceu-se de uma forma particular. Outro escolheu uma abordagem diferente. Foram decisões do clube, tomadas dentro de parâmetros financeiros aprovados.”
Anúncio
O Al-Nassr contratou apenas o meio-campista Sub-23 do Iraque, Hayder Abdulkareem, na janela de transferências de janeiro.
O Al-Hilal está invicto no campeonato nesta temporada e lidera com 50 pontos em 20 jogos, enquanto o Al-Nassr está quatro pontos atrás, na terceira colocação, embora tenha um jogo a menos.
O porta-voz da Saudi Pro League disse: “A competitividade da liga fala por si. Com apenas alguns pontos separando os quatro primeiros, a corrida pelo título está muito viva.
“O foco continua no futebol – no relvado, onde ele pertence – e na manutenção de uma competição credível e competitiva para jogadores e adeptos.”