Em O Exterminador do Futuroo medo não é o metal, é todo o ritmo. Os passos firmes. A forma como o resultado parece pré-escrito antes mesmo de a perseguição começar. Nenhum movimento desperdiçado. Não entrar em pânico. Apenas pura inevitabilidade.
O futebol e o Barcelona nesta temporada têm a sua própria versão do mesmo sentimento. Um jogador que não precisa dominar a bola para dominar o jogo. Aquele que continua chegando nos mesmos espaços nos momentos perfeitos. Esse é Fermin Lopez nesta temporada.
Anúncio
Meio-campista com sangue de atacante correndo nas veias, os números contam uma história. 10 gols e 11 assistências em 27 partidas em todas as competições não é normal para um meio-campista. É aquele que pertence a uma aberração.
Barcelona, ao longo dos anos, teve artistas. Eles tiveram metrônomos. Eles tiveram condutores de meio-campo que podem fazer a bola se comportar de acordo com suas músicas. Fermín, por outro lado, faz você sentir algo completamente diferente.
Esta temporada viu a ascensão do 'Ferminator'.
Uma extensão de contrato muito merecida
A tinta mal secou desde que Fermin Lopez assinou um novo contrato até 2031 com o Barcelona. Foi uma recompensa do clube por suas atuações incríveis até o momento nesta temporada e pela maneira de dizer a ele: 'nós valorizamos você'.
Anúncio
Fermín foi tema de uma longa saga envolvendo o Chelsea no verão. Embora o próprio jogador nunca tenha parecido ter considerado a opção de sair, estaria mentindo se dissessem que o clube não considerou isso, mesmo que apenas por um momento fugaz.
No final das contas, os termos oferecidos pelo clube londrino eram inaceitáveis e o negócio não foi concretizado. Se alguma vez houve uma bênção disfarçada, esta foi uma delas.
Quando um meio-campista oferece uma produção de nível avançado, quando ele decide as noites sozinho e quando consegue superar alguns dos melhores meio-campistas do mundo puramente em termos de produção, como Bruno Fernandes, Cole Palmer e Jude Bellingham, ele é especial.
Anúncio
O Barcelona quer manter esses jogadores, especialmente os locais, e a prorrogação do contrato de Fermín sublinha a sua importância para o projecto.
Um caminho pouco convencional e um exílio que ensina um milhão de lições
Maioria La Masía histórias de sucesso são matéria de sonhos. Considerados como crianças maravilhas desde tenra idade, progredindo rapidamente na hierarquia, destruindo todos os tipos de recordes de idade ao longo do caminho e tornando-se grandes no time principal, ou desaparecendo antes que alguém perceba.
Jogadores como Lamine Yamal, Pau Cubarsi, Ansu Fati, Alejandro Balde e Gavi, que ingressaram na equipe nos últimos tempos, pertencem a essa categoria. No entanto, tal como o seu jogo, Fermín não tinha um caminho convencional para o sucesso.
Anúncio
Nunca um jogador apontado como uma estrela em formação durante sua juventude, um período de empréstimo ao Linares Deportivo em 2022 mudou a vida de Fermín.
Do exigente La Masía academia, onde mais tarde admitiu sentir-se deslocado em relação ao nível dos seus pares, a vida do espanhol mudou num ambiente mais tranquilo, onde aprendeu fundamentos inestimáveis.
Apareça quando estiver cansado. Quando o campo está longe de ser propício ao futebol. Quando o jogo é feio. Quando ninguém está te observando.
Fermín não sobreviveu apenas em Linares; ele prosperou. Ele terminou a temporada com 12 gols e quatro assistências. Foi o regresso do jovem médio ao Barcelona, muito mais confiante do que antes.
Anúncio
Pré-temporada, Dallas e a abertura das portas do time principal
Apesar de um período de empréstimo bem-sucedido em Linares, uma vaga no time principal do Barcelona sob o comando de Xavi Hernandez parecia improvável.
No entanto, o estrategista espanhol, que já demonstrou repetidamente sua habilidade em detectar jovens talentos, viu algo em Fermín que o fez incluir o espanhol na viagem de pré-temporada aos Estados Unidos.
O gol que mudou tudo para Fermin Lopez. (Foto de Sam Hodde/Getty Images)
Reza a lenda que a sua inclusão foi tão repentina que, apesar do plantel estar cheio, o Barcelona teve que encontrar um lugar para Fermín no voo, e que ele se sentou atrás dos restantes companheiros, ao lado de outro incluído tardio, Ander Astralaga.
Anúncio
Fermín sabia que tal oportunidade não aconteceria duas vezes e fez questão de derrubar a porta de uma maneira que todos ouvissem seu baque. Em um Clássicolonge de casa, em Dallas, Fermín se anunciou.
Em uma noite, o espanhol passou de uma quantidade relativamente desconhecida ao nome que está na boca de todos os torcedores do Barcelona. Na vitória por 3 a 0 sobre o Madrid, Fermín marcou um foguete absoluto e depois deu uma assistência, selando sua vaga no time titular.
Desde então, o jovem de 22 anos tem crescido cada vez mais. No verão seguinte, ele iluminou o palco das Olimpíadas, terminando o torneio com seis gols e uma medalha de ouro, incluindo uma final contra a França, onde marcou dois gols.
Depois de algumas temporadas se recuperando no time titular, este foi o ano em que ele explodiu e levou seu jogo para o próximo nível.
Anúncio
A temporada da inevitabilidade
Existe um tipo de forma que parece barulhenta e há um tipo que parece inevitável. O tipo 'alto' vem em rajadas, como uma mancha roxa ou um fragmento de uma estação. O inevitável simplesmente não tem ponto final.
Fermín em 2025/26 pertence a este último. 21 gols em 27 partidas provam o quanto ele é um imã de produção. Quando se considera que sete dessas contribuições vieram na Liga dos Campeões, fica ainda mais espectacular.
Sim, ele joga em um sistema projetado para fazer os invasores prosperarem, mas isso não diminui em nada suas explorações.
A imagem que melhor capta isso é a de uma noite fria em Praga. Uma noite de Liga dos Campeões em que o Barcelona, que precisava desesperadamente de vencer os dois jogos restantes, foi forçado a se recuperar pelos anfitriões descansados.
Anúncio
Fermín resolveu o problema com as próprias mãos, marcando dois gols de forma brilhante e trazendo os homens de Flick de volta ao jogo.
A saída o acompanha em um campo de futebol.
Por que isso funciona?
Desfrutando de uma temporada de sonho. (Foto de Yasser Bakhsh/Getty Images)
Se há uma palavra para descrever Fermín num campo de futebol, esta palavra é “chegada”. Corridas tardias, ações do terceiro homem, presença na segunda linha, o espanhol se coloca em posições que aumentam as chances de marcar gol.
Você nunca vê Fermín tocar a bola 80 vezes em um jogo. Muito raramente você o vê cair fundo para ajudar a equipe a construir na retaguarda.
Ele está na frente, logo atrás do atacante, fazendo o que quer, analisando onde está o espaço e chegando lá, na hora certa, quando ninguém percebe. De muitas maneiras, ele está escrevendo sua própria definição da palavra, Raumdeuter.
Anúncio
A maioria de seus objetivos tende a ter violência na forma como ele os finaliza. Ele tem um perfil como nenhum outro no time do Barcelona e, sem dúvida, o meio-campista mais singular que já passou La Masía em muito tempo.
Final: uma assinatura que é uma promessa para as temporadas seguintes
O Barcelona pode ter enfeitado a extensão com fotos limpas e línguas oficiais, mas por baixo de tudo isso há algo mais emocionante e muito íntimo.
A história de sucesso de Fermín no Barcelona é como nenhuma outra e a sua renovação é uma fonte de inspiração para todas as crianças do mundo. La Masía que nunca é tarde para fazer um nome para si.
Anúncio
Numa temporada em que o Barcelona de Hansi Flick procura a certeza, Fermín fez dela a sua maior virtude. Repetibilidade, hábito, padrão, chame como quiser. Todo mundo sabe o que o jovem de 22 anos quer fazer e, ainda assim, parece não haver como impedi-lo.
O Exterminador do Futuro não assustava as pessoas porque parecia forte. Assustou as pessoas porque nunca parou.
Fermín não está aqui para bancar o vilão. Ele está aqui para desempenhar um papel que o Barcelona deseja há muito tempo, um meio-campista que aparece no placar com frequência suficiente para começar a parecer normal.
Então, sim, a extensão do contrato de Fermín é importante. Não se trata apenas de garantir o seu futuro, mas também de uma declaração sobre o presente:
O Ferminator do Barcelona já está aqui e parece imparável.