Instituto Brasília Ambiental inicia visitas de servidores a unidades de conservação

Instituto Brasília Ambiental inicia visitas de servidores a unidades de conservação
Instituto Brasília Ambiental inicia visitas de servidores a unidades de – Reprodução

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), deu início nesta sexta-feira (6) a uma série de visitas às unidades de conservação administradas pela autarquia. A primeira atividade ocorreu no Parque Ecológico de Águas Claras e contou com a participação de servidores da área de conservação e limpeza, visando proporcionar o conhecimento in loco do patrimônio ecológico que eles ajudam a preservar.

O presidente do Instituto, Rôney Nemer, elogiou a iniciativa da A3P, enfatizando que o contato direto melhora a capacidade de defesa das áreas ricas em biodiversidade. “Muitos conhecem as UCs só por mapas, de forma virtual ou por fotos, até pela natureza de suas atividades. Mas quando conhecemos in loco, temos muito mais condições de falar sobre, de defender essas áreas sensíveis, ricas em biodiversidade e fundamentais para a qualidade de vida no DF”, disse.

Durante a visita, o grupo conheceu o viveiro de mudas de plantas típicas do Cerrado, gerido por voluntários, e avaliou a gestão de resíduos da unidade. A educadora ambiental Maria Fernanda Teixeira, membro da A3P, explicou que um dos objetivos foi identificar soluções para problemas como a gestão de resíduos orgânicos pesados, como os de coco, comum em várias UCs.

O agente de Unidade de Conservação, Jose Reis, que guiou parte da visita, ressaltou a importância de mostrar os desafios e as ações implementadas nas unidades para melhorar a percepção dos visitantes. “Somos servidores públicos e trabalhamos para que cada vez mais o visitante de uma UC tenha o sentimento de pertencimento ao local”, comentou.

As próximas visitas estão agendadas para o dia 13 de março, à CEB Geração – Barragem do Lago Paranoá, e ao Sítio Escola de Permacultura Geranium, no Núcleo Rural de Taguatinga.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula órgãos públicos a adotarem práticas de sustentabilidade, promovendo eficiência, preservação de recursos naturais e redução de gastos na administração pública.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress