CLASSIFICAÇÕES DOS JOGADORES | PSG 5-0 Marselha: os cinco estrelas parisienses se vingam do Classique do infeliz OM

CLASSIFICAÇÕES DOS JOGADORES | PSG 5-0 Marselha: os cinco estrelas parisienses se vingam do Classique do infeliz OM
CLASSIFICAÇÕES DOS JOGADORES | PSG 5-0 Marselha: os cinco estrelas – Reprodução

O Paris Saint-Germain derrotou o Marselha na última edição do Le Classique e voltou ao topo da tabela da Ligue 1. Dois gols do vencedor da Bola de Ouro, Ousmane Dembélé, e esforços de Kvaratskhelia, Lee Kang-In, e um gol contra de Facundo Medina viram Os parisienses vingue-se docemente no Parc des Princes. Enquanto isso, o Marselha encerrou duas semanas tórridas, com os homens de De Zerbi caindo para o quarto lugar na tabela, e até mesmo a qualificação para a Liga dos Campeões será uma batalha até o final da temporada.

A PARTIDA

O segundo confronto Classique da temporada viu o Paris Saint-Germain querer se vingar depois que o Marselha venceu no Vélodrome na Ligue 1 pela primeira vez em 14 anos, no início de setembro. Um turbulento Parc des Princes recebeu os dois jogadores rivais, sem torcedores visitantes no campo da capital francesa desde 2010. Os primeiros minutos foram difíceis, com ambas as equipes tentando se impor física e taticamente – Vitinha receberia o primeiro cartão amarelo entre os dois rivais, quando o PSG cobrou uma falta após um lance tardio de Timber na entrada da área.

Anúncio

Em seguida, os anfitriões abririam o placar, no momento em que o Marselha empurrava os três atacantes e os meio-campistas para pressionar alto a defesa do PSG. No entanto, deixou um grande espaço no lado esquerdo, com Pavard a deixar o seu homem e Nuno Mendes a romper pelo lado esquerdo, antes de enviar um cruzamento com a parte externa do pé para Ousmane Dembélé marcar (12′). Foi necessário apenas um lapso de concentração para o PSG tirar vantagem, mas Gouiri (que marcou no Parc na temporada passada) quase marcou imediatamente, mas Safonov estava alerta para o argelino após um cruzamento rasteiro de Greenwood do flanco esquerdo. Depois de ter sido exposto várias vezes, era apenas uma questão de tempo até que o Les Olympiens sofresse novamente – desta vez Dembélé aproveitou um erro de Leonardo Balerdi antes de driblar um, dois e depois três defesas do OM antes de rematar ao primeiro poste para o topo da rede (37′).

Roberto De Zerbi atuaria durante o intervalo, colocando Igor Paixão no lugar de Ethan Nwaneri – mas foi o PSG que esteve perto de impor ainda mais a sua vantagem, quando Désiré Doué acertou a defesa do OM e o seu remate rasteiro de dentro da pequena área acertou no poste. Mason Greenwood perderia a bola no campo e deixaria o PSG atacar o gol – Dembélé colocou a bola em um prato para Doué, que simplesmente não conseguiu se esticar para finalizar de primeira. O Marselha teve então a primeira oportunidade do segundo período defendida por Safonov, depois de Igor Paixão ter subido alto para cabecear após cruzamento de Greenwood.

Weah teve um chute bloqueado por Pacho, antes de De Zerbi enviar Himad Abdelli para sua estreia. Luis Enrique colocou Kvaratskhelia no lugar de Doué. O PSG deveria ter encerrado o jogo quando Barcola escapou para o gol e conseguiu driblar De Lange, mas o ângulo era muito apertado para finalizar no fundo da rede. Dois rapidamente se tornariam três para Os parisienses depois de uma comédia de erros, incluindo outro de Balerdi, João Neves invadiu a área e o seu cabeceamento foi desviado para o fundo das redes por Medina para um autogolo (64'). O quarto foi acrescentado pouco depois, quando a bola de Dembélé na área foi suntuosamente rebatida por Kvaratskhelia (66′). A situação iria então de mal a pior, já que Lee-Kang In finalizou na entrada da área depois de não ser fechado por Medina para adicionar o quinto.

CLASSIFICAÇÕES DO JOGADOR DO PARIS SAINT-GERMAIN

Mativev Safonov – 6

Warren Zaïre-Emery – 6

Willian Pacho – 6

Marquinhos – 6

Nuno Mendes – 7

João Neves – 7

Vitinha – 6

Senny Mayulu – 5

Ousmane Dembélé – 9

O internacional francês esteve no seu melhor momento digno da Bola de Ouro, marcando dois golos na primeira parte e auxiliando o remate de Khvicha Kvaratskhelia. Seu segundo gol, que o fez contornar a defesa do Marselha antes de uma finalização enfática, será lembrado entre os maiores gols de todos os tempos do Classique.

Anúncio

Dou – 6

Bradley Barcola – 6

Mais um jogo falhado mas positivo para o avançado, que constantemente atravessava a defesa do Marselha. Seu pobre produto final terá tido pouca importância no resultado. Substituído por Kang-in Lee, que marcou seu segundo gol na temporada poucos minutos depois de entrar em campo.

CLASSIFICAÇÕES DO JOGADOR DO OLYMPIQUE DE MARSEILLE

Jeffrey De Lange – 4

Apesar de ter marcado cinco gols, o holandês teve um desempenho respeitável, com muitas defesas e muito para De Zerbi pensar em seu departamento de goleiro após a queda de forma de Geronimo Rulli. Ele não foi ajudado por uma defesa francamente infeliz do OM, que o decepcionou.

Anúncio

Leonardo Balerdi – 1

Uma noite tórrida para o capitão do Marselha. Justamente quando você pensa que o argentino tem experiência suficiente no OM para aprender com seus erros, ele surge com outro em um grande jogo. Balerdi foi o responsável direto pelo segundo golo do PSG, embora não tenha organizado a sua defesa o suficiente para o primeiro golo no início do confronto. Para o autogolo de Medina, o erro de Balerdi foi vital, encerrando uma noite terrível.

Facundo Medina – 2

Benjamim Pavard – 3

Timóteo Weah – 3

Emerson Palmieri – 4

Pierre-Emile Højbjerg – 3

Madeira Quinten – 3

Uma atuação combativa do holandês no início, que pareceu uma ferramenta ofensiva no primeiro tempo quando seu chute desviado passou longe da trave. No entanto, ele pressionou erradamente o campo com Hojbjerg quando o Marselha abriu para o golo inaugural de Dembélé logo no início.

Anúncio

Ethan Nwaneri – 3

O inglês veio a Marselha para se provar em jogos importantes como este, mas não conseguiu causar o impacto desejado para a sua equipa, apesar de alguns dribles interessantes. Ele foi justamente substituído no intervalo por Igor Paixão.

Mason Greenwood – 2

Embora o inglês devesse estar saboreando jogos como este contra o PSG, ele não estava nem perto dos níveis que o levaram a marcar 30 gols nesta temporada. Mais do que isso, à medida que o desempenho de OM diminuía, também diminuía sua linguagem corporal. Num jogo desta magnitude, parecia que Greenwood não queria isso.

Amine Gouiri – 3

GFFN | George Boxall & Raphaël Jucobin – Reportagem do Parc des Princes, Paris

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress