Askou explica exatamente como Motherwell fechou a loja

Pense em Motherwell sob Jens Berthel Askou e o que vem à mente?

Futebol de fluxo rápido, ataque e posse de bola? Um grande saco de gols do internacional do Zimbábue, Tawanda Maswanhise? Sim, em ambos os aspectos.

Anúncio

Igualmente impressionante, porém, é o facto de nenhuma equipa adversária ter marcado em Fir Park desde meados de Outubro.

O Falkirk foi o vencedor na altura e, para além do Kilmarnock e do adversário de amanhã, o Rangers, nenhuma outra equipa marcou um golo na primeira divisão em Motherwell desde a chegada do dinamarquês, no Verão.

Não importa o futebol sexy, e a defesa? Existem dois elementos-chave, de acordo com o chefe do Fir Park.

“Em primeiro lugar, enquanto tivermos a bola, será difícil para o adversário marcar, a menos que nós próprios o coloquemos no fundo da rede, o que não fizemos”, sublinhou Askou.

Anúncio

“A outra coisa é que, se tivermos muita bola, eles gastam muita energia perseguindo-a e defendendo-nos. Se representamos uma ameaça ao mesmo tempo, então eles gastam ainda mais energia tentando garantir que não criamos oportunidades e marcamos golos.

“A melhoria do nosso lado ofensivo fez com que o adversário gastasse ainda mais energia. E, por vezes, eles mudam as coisas do que costumam fazer, tanto em termos de abordagem como também de formação, o que torna mais difícil jogar ao seu melhor.”

Com o ataque e a defesa sendo elogiados externamente, Askou destacou seu goleiro Calum Ward, que pode ter passado despercebido enquanto seus outros companheiros brilhavam.

“Também temos um goleiro [Ward] que está cada vez melhor, mostrando um nível realmente alto com seus passes sob pressão desde o primeiro dia”, disse Askou.

Anúncio

“Ele também melhorou fantasticamente suas habilidades normais de goleiro em termos de impedir o adversário de marcar, fazer defesas e sair da área.”

“É uma questão de equilíbrio entre ter a bola, ser bom no ataque e depois ser defensivamente sólido, agressivo, intenso, bem estruturado e disciplinado ao mesmo tempo.

“Isso é algo em que temos trabalhado todos os dias desde que começamos e nos deu uma plataforma defensiva muito estável, especialmente aqui.”

Sem brincadeira. Zero gols sofridos em Fir Park desde sábado, 18 de outubro. É uma das principais razões pelas quais o Motherwell está solidamente em quarto lugar na tabela, apenas cinco pontos atrás do campeão Celtic.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress