O valor dos impostos que Erling Haaland teve de pagar nos últimos 12 meses foi revelado quando o atacante do Manchester City foi revelado como um dos maiores contribuintes para o Tesouro de Rachel Reeves.
Estima-se que Haaland, ao lado do atacante do Liverpool e do egípcio Mohamed Salah, tenha contribuído mais do que qualquer outro jogador da Premier League, ficando em 72º e 81º lugares, respectivamente, nas últimas 'classificações fiscais'.
Anúncio
Surpreendentemente, é a primeira vez que uma lista de jogadores de futebol que pagam impostos – que também inclui Casemiro, do Manchester United, e Raheem Sterling, ex-jogador do Chelsea – é estimada, e surge após uma repressão que poderá extrair milhões em impostos adicionais dos clubes e das suas estrelas.
Embora os 28 gols de Erling Haaland em 36 jogos pela equipe de Pep Guardiola tragam toda a glória à estatura do norueguês como um dos melhores atacantes do futebol mundial, o valor dos impostos que ele pagou certamente causará uma careta.
Nos últimos 12 meses, o internacional norueguês pagou um total de £ 16,9 milhões, de acordo com a última conta disponível, com o atacante do Manchester City supostamente ganhando cerca de £ 500.000 por semana.
No entanto, de acordo com o The Sunday Times, o jogador de 25 anos poderia ganhar aproximadamente £ 10 milhões a mais através de direitos de imagem e pagamentos de bônus até que seu último contrato no Etihad Stadium expire em 2034.
Anúncio
Mohamed Salah, do Liverpool, foi o segundo jogador com melhor valor, com £ 14,5 milhões, enquanto Casemiro e Sterling foram tributados em torno de £ 20,7 milhões combinados, e o capitão do Anfield, Virgil van Dijk, foi obrigado a pagar aproximadamente £ 9,7 milhões em impostos, de acordo com a agência de notícias PA.
Há uma queda significativa nos pagamentos feitos por Haaland e Salah, mas é um tema comum dentro do time do Manchester City que milhões de libras sejam pagas anualmente ao Tesouro do Reino Unido, com outros jogadores do clube pagando grandes quantias.
Bernardo Silva, que tem sido alvo de fortes ligações a uma saída na próxima janela de verão, quando o seu contrato expirar, é o segundo maior ganhador do Manchester City, de acordo com bases de dados de folha de pagamento, e foi confirmado que no último ano ele pagou £ 9 milhões.
Foi o mesmo que o seu companheiro de equipa de Portugal e capitão do Manchester United, Bruno Fernandes, já que ambos ganham cerca de £ 15,6 milhões de rendimento bruto básico por ano – cerca de £ 300.000 por semana.
Anúncio
Outros dentro do clube que pagariam impostos consideráveis são nomes como Omar Marmoush, Ruben Dias, Gianluigi Donnarumma, John Stones e o novo defesa-central do clube, Marc Guehi – que ganha cerca de £ 250.000 em East Manchester.
A trajetória ascendente do dinheiro no futebol continua a crescer sem precedentes, mas o City está a fazer um excelente trabalho ao acompanhar as últimas tendências financeiras do jogo, e os desempenhos são uma indicação chave e a base do crescimento financeiro.
Depois de vencer o Galatasaray no final do mês passado, foi revelado pelo Manchester Evening News que o Manchester City arrecadaria cerca de £ 42 milhões apenas para a campanha na fase da Liga dos Campeões, com mais ainda a ser ganho nas oitavas de final e além.