Polícia Federal deflagra Operação Sáfaro II contra migração ilegal para os EUA

Polícia Federal deflagra Operação Sáfaro II contra migração ilegal para os EUA
Polícia Federal deflagra Operação Sáfaro II contra migração ilegal para – Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Sáfaro II para desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes ao exterior com finalidade lucrativa. A operação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão — quatro em Governador Valadares (MG) e dois em São Paulo (SP) — além do sequestro de bens e valores no montante de R$ 164 mil.

As investigações tiveram início a partir da análise de material apreendido na primeira fase da Operação Sáfaro, deflagrada em 23 de agosto de 2024, também em Governador Valadares. Na ocasião, a PF identificou cinco investigados que atuavam de forma associada e reiterada, promovendo migração ilegal e enviando crianças e adolescentes ao exterior sem cumprir as exigências legais. O grupo teria enviado cerca de 370 pessoas ilegalmente para os Estados Unidos.

Com o avanço das apurações, foram identificados outros integrantes do esquema, que organizavam a logística das viagens, orientavam os migrantes durante o trajeto no exterior e forneciam documentos para simular a condição de turista no desembarque em aeroportos estrangeiros. A investigação também apontou o uso de uma casa lotérica em Governador Valadares para receber os pagamentos feitos pelas vítimas.

Os investigados poderão responder por promoção de migração ilegal, ameaça e outros crimes que venham a ser identificados no decorrer das investigações.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública reforça que a migração irregular expõe pessoas a riscos como violência, exploração, tráfico de pessoas e outras violações de direitos, além de prejuízos financeiros. A orientação é buscar informações nas representações consulares e canais oficiais dos países de destino, evitando intermediários e promessas de facilitação ilegal.

Denúncias de tráfico de pessoas e violações de direitos humanos podem ser feitas gratuitamente e anonimamente pelo Disque 100, disponível 24 horas. Para violência contra mulheres e meninas, ligue 180. No exterior, procure a Embaixada ou Consulado do Brasil ou o Plantão Consular do Itamaraty pelo telefone +55 (61) 98260-0610. Denúncias também podem ser encaminhadas pelo Comunica PF.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress