Por que os Spurs devem ser cautelosos com o comprovado, mas argumentativo, Tudor interino

Por que os Spurs devem ser cautelosos com o comprovado, mas argumentativo, Tudor interino
Por que os Spurs devem ser cautelosos com o comprovado, – Reprodução

Em uma mudança surpreendente, o ex-técnico da Lazio e da Juventus, Igor Tudor, foi nomeado técnico interino do Tottenham Hotspur, time da Premier League, até o final da temporada.

No início desta semana, o clube do norte de Londres demitiu o ex-técnico do Brentford, Thomas Frank, e começou a busca por um sucessor.

Anúncio

Em vez de nomear imediatamente um treinador permanente, o clube nomeou Tudor para o resto da campanha.

No entanto, embora o treinador tenha um histórico decente de recuperação de clubes em dificuldades, ele tem um histórico de discussões e controvérsias que muitas vezes levaram a apenas breves passagens no comando.

COMO, ITÁLIA – 19 DE OUTUBRO: O técnico da Juventus, Igor Tudor, observa durante a partida da Série A entre Como 1907 e Juventus FC no Estádio Giuseppe Sinigaglia em 19 de outubro de 2025 em Como, Itália. (Foto de Marco Luzzani/Getty Images)

'Ninguém é indispensável' – Tudor, técnico do novo Spurs, tem seus críticos

Tudor começou sua carreira de treinador no time croata do Hajduk Split, onde também iniciou sua carreira de jogador.

Anúncio

Depois de uma passagem modesta em sua terra natal, Tudor passou algum tempo no PAOK na Grécia. Ele esteve no comando por menos de um ano, e o clube publicou uma avaliação bastante contundente do treinador após sua saída.

No seu comunicado oficial, o PAOK confirmou a notícia: “O PAOK FC anuncia a demissão de Igor Tudor, devido a resultados mal sucedidos e comentários depreciativos sobre a qualidade da equipa”.

Ele então passou um ano e meio na Turquia, no Karabukspor e no Galatasaray, antes de ser demitido, este último devido a um mau momento de forma.

2018 e 2019 veriam o treinador passar por mais um momento difícil, com duas passagens pela Udinese. Após ser escalado para os últimos quatro jogos da temporada 2017-18, nos quais ajudou a Udinese a evitar o rebaixamento, optou por não prolongar a permanência. No mês de março seguinte, ele voltou, mas foi demitido em novembro.

Anúncio

Quando substituído por Luca Gotti, o La Gazzetta dello Sport relatou na época que “Gotti redescobriu Nuytinck, o zagueiro holandês que admitiu no Marassi ter problemas com Tudor. O ex-técnico também estava em desacordo com Pussetto, Barak e Mandragora. No geral, ele não estava particularmente em sintonia com o vestiário.”

Lazio e Juventus revelam o lado petulante de Tudor

Em março de 2024, Tudor foi nomeado técnico da Lazio, para os últimos onze jogos da temporada.

Mais uma vez prova do seu papel como treinador interino competente, a sua presença mais uma vez não agradou aos jogadores e à equipa técnica.

Anúncio

O próprio treinador pareceu merecedor da sua breve passagem pela capital italiana, regozijando-se ao ajudar a Lazio a qualificar-se para a Europa com seis vitórias em onze jogos. Após sua saída, o presidente da Lazio, Claudio Lotito, atacou o ex-técnico.

“As pessoas dizem que Tudor se saiu muito bem, levando a Lazio à Liga Europa”, disse Lotito ao Dotsport através do Corriere dello Sport.

“Na verdade, desde que estou aqui, o clube foi para a Europa 15 ou 16 vezes, por isso só conseguiu algo que eu já consegui. Treinadores e jogadores podem ser substituídos, são todos úteis, mas ninguém é indispensável.”

TURIM, ITÁLIA – 27 DE SETEMBRO: Igor Tudor, treinador principal da Juventus, gesticula durante a partida da Série A entre Juventus FC e Atalanta BC no Allianz Stadium em 27 de setembro de 2025 em Torino, Itália. (Foto de Valerio Pennicino/Getty Images)

Anúncio

A passagem de Tudor pela Juventus foi ainda mais tensa, com o treinador criticado pela sua atitude derrotista – especialmente no final do seu mandato. Comentários de que “a tática não conta muito” atraíram críticas de nomes como a lenda da Juventus, Alessandro Del Piero.

Além disso, vários desabafos em conferências de imprensa não impressionaram a hierarquia da Juventus.

Depois de uma série de oito jogos sem vitórias no final de 2025, Tudor foi demitido pela Juventus e substituído por Luciano Spalletti.

Ao todo, Tudor é definitivamente um treinador capaz – especialmente quando se trata de tirar equipes de batalhas de rebaixamento e de situações difíceis. Ele tem um histórico comprovado como interino, mas é preciso perguntar se ele é a escolha certa para o Tottenham.

Anúncio

Já existe um descontentamento em massa entre a formação do clube do norte de Londres, que atualmente ocupa a 16ª posição na Premier League, apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento. A experiência de sobrevivência de Tudor será útil nesse aspecto, mas sua personalidade sugere que dificilmente será ele quem impedirá o naufrágio do Titanic.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress