Empresária que mora na Inglaterra diz que goianos têm fama de ‘trambiqueiros’

Empresária que mora na Inglaterra diz que goianos têm fama de 'trambiqueiros'
Empresária que mora na Inglaterra diz que goianos têm fama – Reprodução

FAMA RUIM

Magda diz que apesar das críticas nunca escondeu sua origem

Magda Pereira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

1
1

Dona de um restaurante de culinária italiana no interior da Inglaterra, a empresária Magda Pereira, 54, contou ao Mais Goiás que os goianos sofrem preconceito no país. Ela afirma que nunca sofreu discriminação por ser brasileira, pelo contrário, diz que os ingleses costumam ser receptivos. O problema, segundo ela, está dentro da própria comunidade, entre os brasileiros goianos têm fama de “trambiqueiros”.

“É triste e lamentável a situação que nós, como goianos, vivemos aqui e como nós somos vistos. Não pelos ingleses, pela comunidade brasileira, principalmente em Londres”, comenta. Magda explicou que quando surge alguma notícia envolvendo crime praticado por brasileiros, é comum ver comentários associando automaticamente o caso a pessoas de Goiás. Magda conta que evita responder provocações nas redes sociais. “Sempre tem comentários dizendo: ‘Com certeza é goiano’.”

Apesar das críticas, ela diz que nunca escondeu sua origem e faz questão de ressaltar que a maioria dos goianos que vivem no exterior é trabalhadora e honesta.

Processo de adaptação

Ela se mudou definitivamente para a Inglaterra em 2001. Já havia morado no país aos 17 anos, quando descreve a experiência como uma aventura. A segunda mudança, no entanto, foi diferente. Veio com um filho pequeno e precisou enfrentar os desafios da adaptação como mãe. “Não foi fácil”, resume.

Segundo Magda, o processo foi marcado por dificuldades emocionais. Ela relata ter enfrentado depressão no início, diante das responsabilidades, da burocracia e das diferenças no sistema escolar. “Resolver as coisas como mãe, sozinha, foi muito difícil”, afirma. Com o tempo, a situação se estabilizou. Hoje, ela e a família têm cidadania britânica e passaporte do país, mas, até alcançar essa segurança, passaram por anos de esforço e sofrimento.

Churrasco faz sucesso entre os ingleses

Atualmente, a empresária comanda um restaurante à la carte com o marido, chef especializado em culinária italiana. O casal trabalha com pratos mais requintados, inspirados na tradição italiana com influência francesa na apresentação e no tamanho das porções. No verão, ela também promove eventos com churrasco brasileiro, espetinhos e feijoada, que, segundo conta, fazem sucesso entre os ingleses. “O churrasco é o sucesso da cidade. O povo ama. Os ingleses amam.”

Além da gastronomia, Magda organiza encontros para reunir brasileiras na região onde mora e promove o tradicional chá das cinco no estilo inglês, mantendo o protocolo e utilizando peças antigas de sua coleção pessoal. A iniciativa também faz parte de um projeto maior: avaliar a possibilidade de realizar um festival brasileiro na cidade.

Planos de retornar para o Brasil

Mesmo com a estabilidade conquistada ao longo de mais de 20 anos, Magda afirma que planeja retornar ao Brasil nos próximos anos. Ela reconhece que os filhos, já adaptados e pouco fluentes em português, talvez não queiram voltar. Ainda assim, acredita que muitos brasileiros que vivem fora acabam, em algum momento da vida, desejando retornar ao país de origem. “Eu acho que chega um dia que a gente amadurece e quer ir embora para o próprio país. O Brasil é maravilhoso.”

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress