Cinco coisas aprendidas: Manchester City 2 x 0 Salford City (quarta rodada da FA Cup)

Cinco coisas aprendidas: Manchester City 2 x 0 Salford City (quarta rodada da FA Cup)
Cinco coisas aprendidas: Manchester City 2 x 0 Salford City – Reprodução

O Manchester City despachou um time animado do Salford City no Etihad Stadium na tarde de sábado para chegar à quinta rodada da Copa da Inglaterra.

Chegando em boa forma, a nova equipe de Pep Guardiola estava cheia de confiança. Depois de derrotar o time da League Two no mesmo campo e na mesma competição por um placar de 8 a 0 na temporada passada, o City não perdeu tempo em marcar mais uma vez.

Anúncio

Depois de apenas seis minutos, o zagueiro do Salford, Alfie Dorrington, abriu o placar em sua própria rede, após um desvio após cruzamento de Rayan Ait-Nouri.

Omar Marmoush pensou ter aumentado a vantagem do City com uma bela finalização angular no canto superior, mas o juiz de linha levantou sua bandeira de impedimento com uma chamada duvidosa para anulá-la.

Após o intervalo, Salford permaneceu decidido e resistente, continuando a frustrar o City enquanto procurava o segundo. Os homens de Pep Guardiola finalmente aumentaram a vantagem a menos de 10 minutos do final, quando Marc Guehi chutou para a rede vazia para marcar seu primeiro gol pelo clube e fechar a vitória.

Aqui estão as cinco coisas que aprendemos com o triunfo do Manchester City na quarta rodada da FA Cup:

Anúncio

1. Prepare-se para a xícara

Antes do jogo, Pep Guardiola comentou em entrevista coletiva o quanto adora a FA Cup. Isso rapidamente se tornou aparente em campo na tarde de sábado, quando o Manchester City assumiu a liderança.

Alguns treinadores não deram à competição de futebol mais antiga do mundo o respeito que ela merece, jogando contra equipas gravemente enfraquecidas, mas isso raramente acontece com Guardiola.

É um torneio que ele admira e dado o seu forte XI frente ao Salford City, mostra que o catalão e os seus jogadores estão realmente prontos para a taça mais uma vez.

2. Primeiro gol de Marc Guehi

O negócio de transferências do Manchester City em janeiro foi excelente, trazendo dois jogadores experientes para a Premier League com muita qualidade.

Anúncio

Desde então, muito se falou sobre Antoine Semenyo e com razão, com impressionantes cinco gols e duas assistências já no azul celeste. No entanto, Marc Guehi parece resoluto na defesa desde que chegou do Crystal Palace, impressionando em todas as partidas que disputou.

Tendo o azar de ter um gol contra atribuído a ele no empate de 2 a 2 com o Tottenham no início deste mês, foi maravilhoso vê-lo marcar na ponta direita no sábado, para o primeiro gol do City. O gol, embora em uma rede vazia à queima-roupa, foi bem marcado e, o mais importante, encerrou a vitória sobre o Salford City e garantiu a passagem segura para a próxima rodada.

3. Outro erro de arbitragem

Foi anunciado na semana que Rodri foi acusado por seus comentários “injustos” sobre as más decisões da arbitragem no empate de 2 a 2 com o Tottenham, no norte de Londres, em 1º de fevereiro.

Anúncio

O vencedor da Bola de Ouro pode não ter permissão para opinar publicamente, mas eu posso – e o jogo de sábado da FA Cup teve mais um erro dos árbitros. Marmoush marcou um gol perfeitamente bom com uma finalização suntuosa, mas foi anulado por estar impedido – algo que não era.

É claro que nenhum VAR foi usado no jogo, mas o erro é apenas o mais recente de uma longa lista de erros de grande repercussão contra o City nesta temporada em particular.

Quer sejam os jogos fora de casa do Newcastle United nesta temporada, tanto na Premier League quanto na Carabao Cup, ou no empate dos Spurs que Rodri mencionou, os Blues têm tomado decisões erradas com demasiada frequência nesta campanha.

O erro de sábado não custou caro no final, mas com a vantagem do City de apenas um gol na maior parte do jogo, a decisão poderia ter tido um impacto injusto sobre os anfitriões mais uma vez.

Anúncio

4. Lutando em todas as frentes

Outra vitória do Manchester City é sempre uma boa notícia, mas mesmo as vitórias podem trazer mais problemas no futuro.

Em cada uma das últimas três temporadas, a equipa de Pep Guardiola chegou à final da Taça de Inglaterra, mas perdeu nas duas últimas. Seis jogos sem recompensa significam muitos minutos extras e possíveis lesões, o que pode ser fundamental no que parece ser uma corrida acirrada e emocionante pelo título da Premier League.

Com o City ainda lutando nas quatro frentes, tendo garantido sua vaga na quinta rodada da FA Cup, alguns torcedores estarão cautelosos com o congestionamento dos jogos, especialmente devido ao número de jogadores afastados em diferentes momentos desta temporada. Se Guardiola e companhia estão indo para Wembley pelo quarto ano consecutivo, é melhor que façam valer a pena.

Anúncio

5. Azarado Max Alleyne

Tendo já mencionado as lesões no ponto anterior, você deve sentir pena do jovem Max Alleyne. O zagueiro, que foi chamado de volta em janeiro no meio de um período de empréstimo ao Watford em meio a uma crise de lesão defensiva em seu clube-mãe, foi forçado a sair no início do jogo contra o Salford City devido a uma lesão.

Alleyne chegou ao City e parecia acomodado ao lado de seus companheiros de equipe repletos de estrelas, até marcando seu primeiro gol no azul celeste na rodada anterior da Copa da Inglaterra.

No entanto, uma exibição nervosa do jovem de 20 anos no terreno do Bodo/Glimt, na Noruega, na fase de grupos da UEFA Champions League, fez com que alguns erros levassem a uma fraca derrota por 3-1. Ter outra oportunidade como titular contra adversários mais fáceis parecia a oportunidade perfeita para recuperar a confiança – mas, infelizmente, o defesa-central foi forçado a abandonar.

Esperançosamente, Alleyne não ficará afastado por muito tempo devido à doença e poderá retornar rapidamente ao time, já que com a infinidade de jogos que estão por vir, o City precisa de todos os envolvidos.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress