saiba como os felinos demonstram amor

Dia Mundial do Gato: saiba como os felinos demonstram amor por seus tutores Comportamentalista de felinos como os bichanos revelam afeição
saiba como os felinos demonstram amor – Reprodução

miau

Comportamentalista de felinos explica como os bichanos revelam afeição

(Foto: FreePik)

Há quem diga que os gatos não são tão afetuosos como os cães. Na verdade, são espécies diferentes que demonstram amor de formas distintas. Neste Dia Mundial do Gato, Júnia Carvalho, médica veterinária e comportamentalista de felinos, explica como os bichanos revelam afeição por seus tutores.

O Dia Mundial do Gato é comemorado em 17 de fevereiro principalmente em países europeus. Outras datas também celebram a existência desse animal incrível ao longo do ano: o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; o Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro; o Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro.

Piscar devagar para o tutor

Quando o gato olha para você e fecha os olhos lentamente, ele está mostrando confiança. “Na natureza, fechar os olhos na frente de outro indivíduo significa que ele não se sente ameaçado. É vulnerabilidade. Se ele faz isso com você, é porque se sente seguro”, diz Júnia.

Você pode responder piscando devagar também, recomenda a veterinária.

Dormir perto ou em cima de você

“Gatos escolhem com muito cuidado onde dormem. O sono é o momento de maior vulnerabilidade”, explica Júnia. Se ele dorme encostado no seu colo ou no seu travesseiro, isso é vínculo e sensação de proteção.

Esfregar a cabeça e o corpo em você

Esse comportamento se chama “bunting”, do inglês head bunting, que significa bater cabeça. “O gato tem glândulas de feromônio na face. Quando ele se esfrega, está misturando o cheiro dele com o seu. Isso é marcação social. Ele está dizendo que você faz parte do grupo seguro dele”, diz.

Trazer presentes

Pode ser um brinquedo, uma peça de roupa ou até uma presa, como uma barata. “Isso é comportamento de compartilhamento social. Ele inclui você na dinâmica de caça ou de troca”, conta a veterinária.

Seguir você pela casa

Alguns gatos são mais independentes. Outros acompanham o tutor em todos os cômodos. “Essa proximidade constante indica vínculo social. Ele quer estar no mesmo ambiente que você.”

Mostrar a barriga

Barriga é uma área extremamente vulnerável, observa Júnia. “Nem sempre é um convite para carinho. Mas é um sinal claro de que ele se sente seguro ao seu lado.”

*Via Folha de São Paulo

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress