Sexta-feira será marcada por temporais e chuva forte em grande parte do Brasil

A previsão do tempo para esta sexta-feira (20) indica aumento significativo das instabilidades em diversas áreas do país. Temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste, enquanto pancadas moderadas a fortes são esperadas no Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A combinação de sistemas como uma área de baixa pressão entre Paraguai e norte da Argentina, cavado em médios níveis da atmosfera, Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a ocorrência de chuva intensa, rajadas de vento e volumes elevados em pontos isolados.

Região Sul

Nos estados do Sul, o dia começa com chance de chuva em áreas do Rio Grande do Sul, especialmente no sul, Campanha Gaúcha, região central e Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir do fim da manhã, as instabilidades se intensificam em Santa Catarina e no Paraná, com pancadas moderadas a fortes, trovoadas e ventos. Há risco de temporais no leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste catarinense, sudoeste do Paraná e noroeste gaúcho. As rajadas podem variar entre 40 e 70 km/h em algumas áreas.

Porto Alegre: chuva fraca e passageira ao longo do dia; máxima em torno de 30°C.

Curitiba: risco de temporais, com chuva forte e volumes elevados; máxima de 29°C.

Região Sudeste

O Sudeste terá aumento das pancadas a partir da tarde, impulsionadas pelo calor e pela umidade. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo concentram maior risco de temporais, inclusive com possibilidade de chuva volumosa entre a Zona da Mata mineira e a Serra Fluminense. Em São Paulo, as chuvas mais intensas devem ocorrer no interior, oeste, sul e extremo leste do estado.

São Paulo: sol pela manhã e pancadas moderadas a fortes à tarde e à noite; máxima de até 31°C.

Rio de Janeiro: chuva moderada a forte à tarde; máxima de 32°C.

Belo Horizonte: pancadas fortes ao longo do dia, com risco de temporais; máxima de 27°C.

Região Centro-Oeste

Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal devem registrar pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais principalmente em Goiás e no leste de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, a baixa pressão reforça instabilidades, com possibilidade de chuva forte em grande parte do estado. Ventos podem atingir até 70 km/h em áreas do sul e sudoeste sul-mato-grossense.

Campo Grande: aumento de nebulosidade e pancadas à tarde e à noite; máxima de 31°C.

Cuiabá: chuva desde a madrugada e pancadas ao longo do dia; máxima de 30°C.

Região Nordeste

A atuação do VCAN e da ZCIT favorece chuva moderada a forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, com risco de temporais no interior baiano e no sul do MA e do PI. No litoral da Bahia, incluindo Salvador, as pancadas podem ser intensas. Em áreas do Rio Grande do Norte, leste de Pernambuco e Alagoas, a chuva tende a ser mais fraca e isolada.

Região Norte

A umidade elevada mantém a chuva frequente no Pará, Tocantins, Acre, Amapá e em partes do Amazonas e Rondônia. Há risco de temporais isolados, especialmente no sul e interior do Pará, leste do Tocantins e metade leste do Amapá. Em Roraima, o sol aparece entre nuvens, mas com rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.

O cenário geral indica um dia de atenção redobrada para áreas sujeitas a alagamentos, quedas de galhos e transtornos provocados por chuva intensa e ventos fortes.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress