12/11/2025

A Alemanha enfrenta uma crise e dispõe de seis meses para evitar um constrangimento como anfitriã da Eurocopa.

O jogador, um homem negro jovem, está sentado em frente ao gol, com as pernas abertas e as mãos na cabeça, com uma expressão de choque. Atrás dele, o goleiro do time adversário salta O atacante Serge Gnabry lamenta chance desperdiçada em amistoso da Alemanha contra a Turquia, em Berlim. Foto: Ronny Hartmann /AFP

Desde a vitória em solo brasileiro, a Alemanha não conseguiu recuperar sua forma em campo. Nas duas últimas Copas do Mundo, tanto em 2018 na Rússia quanto em 2022 no Qatar, a equipe foi eliminada na fase de grupos. Esses são os piores resultados da seleção em Mundiais.

Em 2024, a seleção da Alemanha vai festejar o aniversário de dez anos da conquista da Copa do Mundo de 2014, uma campanha histórica, marcada pela goleada por 7 a 1 sobre o anfitrião Brasil e uma vitória sobre a Argentina de Lionel Messi na decisão.

O cenário para a celebração alemã tinha tudo para ser perfeito, afinal, no próximo ano, o país será palco da Eurocopa. Mas não há clima de festa entre os alemães a seis meses da competição -muito pelo contrário, na verdade. Há entre os tetracampeões mundiais o receio de protagonizar um vexame diante de sua torcida.

Desde a conquista em solo brasileiro, a Alemanha nunca mais se encontrou em campo. Nas duas últimas Copas do Mundo, em 2018 na Rússia e 2022 no Qatar, a equipe não passou da primeira fase. São os piores resultados da seleção em Mundiais.

Entre uma Copa e outra, o país também amargou uma queda precoce na última Euro, em 2020, quando se despediu logo nas oitavas de final, superado pela Inglaterra, que ficaria com o vice-campeonato.

Em 2023, a Alemanha venceu apenas 3 vezes em 11 partidas, além de dois empates e seis derrotas, todos em jogos amistosos, uma vez que os alemães ganharam uma vaga direto para a Euro como anfitriões e as Eliminatórias europeias para a Copa de 2026 serão disputadas apenas em 2025.

Os resultados negativos fizeram a Federação Alemã de Futebol perder mais um ano na tentativa de firmar um técnico à frente da equipe. Depois do fim da longeva era Joachim Löw (2006-2021), Hans Flick herdou a missão, mas o ex-treinador do Bayern de Munique acabou demitido em setembro deste ano logo após a goleada sofrida para o Japão, por 4 a 1.

Ao todo, ele dirigiu a seleção em 25 duelos, com 57% de aproveitamento. Ele até começou bem, ao vencer os oito primeiros compromissos da equipe, ainda que sem enfrentar nenhuma das grandes seleções da Europa, mas somou apenas mais quatro vitórias depois disso. Teve, ainda, dois empates e seis derrotas.

Alguns dos resultados negativos mais doloridos da trajetória dele ocorreram na Copa do Mundo no Qatar, onde ele desembarcou como o técnico mais bem pago entre os 32 treinadores que disputaram o torneio, com um salário anual de EUR 6,5 milhões (R$ 36 milhões na época).

O investimento não se traduziu em resultado. Com ele, a Alemanha estreou com derrota para o Japão, por 2 a 1, empatou com a Espanha, 1 a 1, e, embora tenha vencido a Costa Rica na rodada final, por 4 a 2, caiu logo na fase de grupos.

Uma série de documentários produzidos pela imprensa alemã acompanharam a trajetória dele no torneio e as imagens só aumentaram as críticas sobre Flick. Primeiro, foi apontada uma falta de conexão entre ele e o elenco. Depois, o técnico enfrentou uma zombaria por causa de uma cena em que mostra um vídeo de gansos voando para os atletas em um exercício para, supostamente, melhorar o trabalho em equipe.

ÍIkay Gündogan, 33, na época meio-campista do Manchester City e, atualmente, no Barcelona, era um dos líderes do elenco dirigido por Flick e admitiu que faltava sintonia com o comandante.

“Muitos dos nossos jogadores estão em uma luta mental consigo mesmos. Não há confiança entre eles, não há compreensão do momento, das decisões corretas em campo”, criticou Gündogan.

Para o ex-lateral Philipp Lahm, 40, atualmente diretor na organização da Euro 2024, o problema não seria apenas de comando, mas também da falta de um “núcleo forte” de atletas, como aquele do qual ele era um dos capitães.

“Não sei quem tem a responsabilidade atualmente. Quem é o rosto da equipe? Quem forma o núcleo? Quem são os principais jogadores de identificação nesta equipe?”, questionou o jogador, campeão do mundo em 2014.

“Toda seleção alemã de sucesso tinha um núcleo, que ainda precisa ser formado agora. Ainda há tempo suficiente”, acrescentou Lahm.

Com o entendimento de que é possível formar esse grupo forte, afinal há muitos alemães atuando nas principais equipes da Europa, a Federação Alemã resolveu contratar o técnico Julian Nagelsmann, 36, que curiosamente já havia substituído Hans Flick quando ele deixou o Bayern de Munique.

A estreia foi promissora, com vitória sobre os Estados Unidos, por 3 a 1, mas a Alemanha terminou o ano com três jogos sem vencer: empate com o México e derrotas para Turquia e Áustria.

O desafio para 2024 é grande e, a pouco mais de seis meses para a Eurocopa, o tempo parece curto para resgatar a confiança do elenco.

Nagelsmann, porém, sabe que sua permanência na seleção depende disso. Afinal, ele assinou um contrato curto, justamente até o final do torneio em solo alemão. Se a equipe não voltar aos trilhos, dificilmente ele terá seu vínculo estendido e a Alemanha estará, novamente, sem comando e sem rumo.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-147156_278831_5050
Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol
f7a4cf115a363888791a9700cd75f0373c202a2e
Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta
Lando-Norris-da-McLaren-alcancou-seu-primeiro-podio-em-2020-no-Grande-Premio-da-Austria-1030x438-1
Norris consolida favoritismo ao título da f1 após triunfo em são paulo
design-sem-nome-3-4
Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos
age20251109066
Grande prêmio de são paulo bate recorde de público em interlagos
afp__20251108__83gw7kp__v1__highres__autoprixf1braqualifying
Lando norris garante pole position no gp de interlagos; bortoleto larga em último
McLaren-1200x675-1
Exclusivo: por que a mastercard escolheu a mclaren para voltar à f1
f1280x720-162127_293802_5050
Após perseguição, astro da nfl, marshawn kneeland, é encontrado morto
age20251107039
Lando norris garante pole position na sprint de interlagos; bortoleto em 14º
pilotas-automobilismo-1200x675-1
Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1
alainprost
Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA
Lanterna da Premier League, Wolverhampton demite o técnico Vítor Pereira, ex-Flamengo e Corinthians
Lanterna da Premier League, Wolverhampton demite o técnico Vítor Pereira, ex-Flamengo e Corinthians

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.