11/11/2025

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou uma legislação que veta a presença de crianças em eventos de Paradas LGBT.

Na foto, uma bandeira com as cores da comunidade LGBTQIA+ é hasteada. No fundo, um céu cinzento compõe o cenário - (crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O proponente da proposta, o vereador Tarcício Jardim (PP), justifica que os eventos da comunidade LGBTQIA+ não são considerados “adequados” para crianças. A oposição levanta questionamentos a respeito dessa medida.

A Câmara de Vereadores de João Pessoa (PB) aprovou, na manhã de terça-feira (7/11), a proibição da presença de crianças nas Paradas LGBTQIA+. Proposto pelo vereador Tarcísio Jardim (PP), o projeto visa “proteger as crianças”.

De acordo com o vereador proponente, “As crianças devem se ocupar com brincadeiras, estudos e permanecer no ambiente familiar. Elas não devem ser expostas a questões sexuais, que, na minha visão e de várias pessoas, não são apropriadas para crianças. A meu ver, devemos evitar influenciar as crianças com questões que ainda não são adequadas para elas.”

Após a aprovação na Casa Legislativa, o texto seguirá para a análise do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que é do mesmo partido do autor do projeto.

Em oposição à proposta do vereador Tarcísio Jardim, o vereador Carlos Henriques (PT) foi o único a votar contra o projeto. Ele argumentou que a ideia de proibir a presença de crianças nas Paradas LGBTQIA+ vai de encontro aos princípios de liberdade e diversidade.

“Sou contrário porque entendo que essas paradas, esses eventos ligados à diversidade, são educativos, são formativos, eventos que ajudam a formar cidadãos. São oportunidades educativas que contribuem para a construção da cidadania”, disse em entrevista ao Correio.

Além disso, o vereador argumentou que há interpretações “homofóbicas” e “transfóbicas” por trás da ideia de não permitir a presença de crianças nos eventos da comunidade LGBTQIA+.

“A temática da diversidade é relevante, pois lida com a transfobia, a homofobia, especialmente por parte daqueles que se consideram acima de qualquer questionamento, defendendo o que consideram valores morais. No entanto, são justamente esses indivíduos que atacam os transexuais e homossexuais”, declarou o único vereador que votou contra o projeto que proíbe a participação de crianças na Parada LGBT.

Em relação à sanção do texto aprovado na Câmara nesta terça, a assessoria de comunicação do município de João Pessoa informou que ainda não recebeu o projeto.

Tribuna Livre, com informações  da Câmara de Vereadores de João Pessoa (PB)

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.