11/11/2025

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou uma legislação que veta a presença de crianças em eventos de Paradas LGBT.

Na foto, uma bandeira com as cores da comunidade LGBTQIA+ é hasteada. No fundo, um céu cinzento compõe o cenário - (crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O proponente da proposta, o vereador Tarcício Jardim (PP), justifica que os eventos da comunidade LGBTQIA+ não são considerados “adequados” para crianças. A oposição levanta questionamentos a respeito dessa medida.

A Câmara de Vereadores de João Pessoa (PB) aprovou, na manhã de terça-feira (7/11), a proibição da presença de crianças nas Paradas LGBTQIA+. Proposto pelo vereador Tarcísio Jardim (PP), o projeto visa “proteger as crianças”.

De acordo com o vereador proponente, “As crianças devem se ocupar com brincadeiras, estudos e permanecer no ambiente familiar. Elas não devem ser expostas a questões sexuais, que, na minha visão e de várias pessoas, não são apropriadas para crianças. A meu ver, devemos evitar influenciar as crianças com questões que ainda não são adequadas para elas.”

Após a aprovação na Casa Legislativa, o texto seguirá para a análise do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que é do mesmo partido do autor do projeto.

Em oposição à proposta do vereador Tarcísio Jardim, o vereador Carlos Henriques (PT) foi o único a votar contra o projeto. Ele argumentou que a ideia de proibir a presença de crianças nas Paradas LGBTQIA+ vai de encontro aos princípios de liberdade e diversidade.

“Sou contrário porque entendo que essas paradas, esses eventos ligados à diversidade, são educativos, são formativos, eventos que ajudam a formar cidadãos. São oportunidades educativas que contribuem para a construção da cidadania”, disse em entrevista ao Correio.

Além disso, o vereador argumentou que há interpretações “homofóbicas” e “transfóbicas” por trás da ideia de não permitir a presença de crianças nos eventos da comunidade LGBTQIA+.

“A temática da diversidade é relevante, pois lida com a transfobia, a homofobia, especialmente por parte daqueles que se consideram acima de qualquer questionamento, defendendo o que consideram valores morais. No entanto, são justamente esses indivíduos que atacam os transexuais e homossexuais”, declarou o único vereador que votou contra o projeto que proíbe a participação de crianças na Parada LGBT.

Em relação à sanção do texto aprovado na Câmara nesta terça, a assessoria de comunicação do município de João Pessoa informou que ainda não recebeu o projeto.

Tribuna Livre, com informações  da Câmara de Vereadores de João Pessoa (PB)

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.