O objetivo do controle de velocidade nas vias públicas é preservar vidas e aprimorar a mobilidade.
A prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início à implementação de 80 dispositivos redutores de velocidade em vários pontos da cidade, conhecidos como radares. Segundo a administração municipal, essa medida visa reduzir o elevado número de acidentes de trânsito registrados no município.
Apenas no primeiro semestre, mais de 1,5 mil acidentes foram documentados em Aparecida, conforme dados da prefeitura. Esses números se referem aos casos registrados em relatórios e que acarretaram em busca por assistência na rede municipal de saúde, ou seja, acidentes com vítimas (seja com ferimentos ou fatais).
Além da instalação dos redutores de velocidade, a Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida está investindo na melhoria da sinalização das vias, implantando faixas e placas para orientar os condutores.
O secretário Avelino Marinho salientou que a principal razão para essa ação é a redução da velocidade dos veículos, resultando consequentemente na diminuição dos acidentes. Os locais escolhidos para a colocação desses equipamentos são justamente aqueles que apresentam maior risco.
“Optamos por locais com altas incidências de acidentes, onde é necessário reduzir a velocidade, como áreas com faixas de pedestres, pontos de retorno e áreas com grande circulação de pessoas devido a atividades comerciais. Além disso, nas vias com tráfego intenso de veículos pesados, que são áreas propícias para que os condutores aumentem a velocidade”, explicou.
Alguns dos locais que serão monitorados eletronicamente são: Avenida Independência, na Cidade Livre; Avenida São Paulo, Vila Brasília; Avenida Brasil, Parque das Nações; Avenida Jataí, Jardim Bela Vista; Avenida Igualdade, Garavelo; Avenida Bela Vista, Jardim Bela Vista; Avenida São João, Cruzeiro; Avenida J2, Veiga Jardim, entre outros.
A prefeitura enfatiza que a intenção não é multar os condutores, mas sim promover a conscientização. Por esse motivo, o processo começará com a instalação dos equipamentos, seguido por campanhas educativas e, então, aplicação de autuações.
Tribuna Livre, com informações da prefeitura de Aparecida








