17/04/2024

A complexa operação de resgate para salvar homem preso em caverna na Turquia

Mark Dickey era um dos líderes de uma equipe que tentava mapear uma nova passagem na caverna quando começou a sofrer um sangramento gastrointestinal e não conseguiu mais andar.

Uma enorme operação de resgate foi organizada na Turquia depois que um homem americano ficou preso em um complexo de cavernas — o terceiro mais profundo do país.

Cerca de 150 trabalhadores estão atuando para resgatar Mark Dickey, de 40 anos, desde que ele ficou preso na caverna Morca, no sábado (2/7).

Dickey era um dos líderes de uma equipe que tentava mapear uma nova passagem na caverna quando começou a sofrer um sangramento gastrointestinal e não conseguiu mais andar.

A Federação Turca de Espeleologia disse que a operação de resgate é complexa, pois Dickey está preso a uma profundidade de 1.120 metros.

Os resgatantes conseguiram levar suprimentos médicos a Dickey, incluindo bolsas de sangue para repor o que ele perdeu no sangramento e sua condição se estabilizou.

Seu sangramento parou e ele estava conseguindo andar sem apoio, mas ainda precisará de uma maca para ser retirado da caverna, informou a federação em comunicado.

Carl Heitmeyer, amigo de Dickey e também entusiasta da espeleologia, disse à BBC que os militares turcos assumiram a operação de resgate na quinta-feira (7/7). Eles esperavam conseguir tirá-lo da caverna até o dia seguinte.

A noiva de Dickey, Jessica Van Ord, também fez parte da expedição. Ela permaneceu com ele enquanto ele estava mal, mas começou o caminho de retorno para sair da caverna quando sua condição melhorou — até a noite de quinta ela deve estar fora do complexo, disse Heitmeyer.

Várias equipes de resgate de outros países, incluindo a Croácia e a Hungria, voaram para a Turquia para ajudar na operação. Mas Heitmeyer alertou que qualquer ação para libertar Dickey da caverna seria extremamente difícil.

“Este resgate exigirá muitas equipes de escalada, equipes de modificação de passagem [para permitir a passagem da maca] e também cuidados médicos 24 horas por dia”, disse ele à BBC.

Segundo Heitmeyer, os militares turcos conseguiram estabelecer uma linha de comunicação com Dickey e um acampamento base foi estabelecido a cerca de 700 metros da entrada da caverna.

Dickey “parou de vomitar e pela primeira vez em dias até comeu um pouco”, disse Heitmeyer à BBC.

Quem é o homem preso na caverna na Turquia?

Natural de Nova Jersey, nos EUA, Mark Dickey é um espeleólogo com mais de 20 anos de experiência. Ele é instrutor da Comissão Nacional de Resgate em Cavernas dos EUA há 10 anos, onde dá aulas de resgate em cavernas.

Ele também está listado como Coordenador do Programa de Intercâmbio Internacional da comissão.

Ele participava da expedição à caverna Morca, numa parte remota do sul da Turquia, desde o final de agosto, de acordo com o Serviço Húngaro de Resgate em Cavernas, que tem ajudado na operação.

A caverna é extremamente profunda e Heitmeyer disse à BBC que pode levar cerca de oito horas para “um espeleólogo experiente que conhece bem a caverna” ir da entrada ao local onde Dickey ficou doente, um acampamento mais profundo dentro do complexo.

“Pode levar até 15 horas para alguém não familiarizado com a caverna chegar lá”, acrescentou, observando que as equipes de resgate terão que lidar com umidade e temperaturas de 4ºC a 6ºC.

(crédito: Arquivo Pessoal) Da BBC News

O experiente explorador Mark Dickey sofreu um sangramento no meio da expedição –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Ceilândia ganha mais uma tenda para pacientes com suspeita de dengue

A partir desta terça (16), estrutura de acolhimento irá atender diariamente, das 7h às 19h, ofertando triagem, consultórios, farmácias e sala de hidratação Ceilândia recebe, nesta terça-feira (16), mais uma tenda de acolhimento a pacientes com dengue. A estrutura, localizada no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), realizará atendimentos

Leia mais...

Licitação do viaduto de acesso a Planaltina tem data marcada

Propostas serão entregues eletronicamente no dia 15 de julho; com investimento de R$ 65,6 milhões, obra viária vai beneficiar cerca de 90 mil motoristas, além dos ciclistas que trafegam pela região O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial do Distrito

Leia mais...

Rodrigo Pacheco, seus acertos, omissões e intromissões.

Com mais desacertos do que acertos, as pessoas de bem procuram entender aonde Pacheco quer chegar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pressionado tanto por Senadores quanto deputados, se viu obrigado a se manifestar  uma continuada tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) em usurpar as atribuições dos parlamentares. A Pressão

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.