O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem repetido a aliados que “não tem dúvida” de que Lula conseguirá reduzir — ou até reverter por completo — a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros.
Valdemar interpretou, em conversas reservadas, que “Trump não quer brigar com o Brasil” e reconhece também a habilidade política de Lula para negociar.
O presidente do PL afirmou a interlocutores do partido que acredita que o problema do presidente americano não é com o Executivo, mas com o Judiciário brasileiro — sem citar diretamente o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Valdemar avalia, segundo membros do PL, que Trump “não vai abandonar” Bolsonaro e acredita que o presidente dos EUA seguirá insistindo na anistia do capitão reformado. E
sse é o único ponto em que o presidente do PL converge com a avaliação de Eduardo Bolsonaro e seu entorno. O deputado federal e seus aliados mantêm a leitura de que a aproximação entre Lula e Trump não trará efeitos concretos para o Brasil, inclusive na esfera econômica, que é o foco do governo federal.
Lula e Donald Trump tiveram a primeira reunião bilateral no domingo (26) em paralelo às agendas da cúpula da Asean, bloco que reúne economias do Sudeste Asiático, na Malásia, da qual os dois participam como convidados.
O brasileiro falou em suspensão do tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros exportados para os EUA, e o americano indicou que pode fazer concessões com o aprofundamento das negociações entre os dois países
Tribuna Livre, com informações Secom;PR










