30/11/2025

A estreita relação do novo papa Leão 14 com a América do Sul

A eleição de Leão 14 é um 'momento histórico para o Peru e para o mundo', segundo a presidente do país, Dina Boluarte - (crédito: Reuters)

O papa Leão 14 nasceu nos Estados Unidos, mas se dirigiu especificamente ao Peru em espanhol, durante o primeiro discurso após sua eleição. Sua relação com o país sul-americano já leva décadas

O novo papa Leão 14 passou grande parte da sua vida na América do Sul, mais especificamente no Peru.

A presidente peruana, Dina Boluarte, saudou como “momento histórico para o Peru e para o mundo” a eleição do novo papa.

Embora o papa Leão 14 tenha nascido nos Estados Unidos, ele obteve a cidadania peruana após trabalhar no país por muitos anos.

A presidente Boluarte afirmou que o novo papa é um “cidadão peruano por opção e de coração. Ele escolheu ser um de nós, viver entre nós e levar em seu coração a fé e a cultura desta nação”.

O novo pontífice é o agostiniano Robert Prevost. Desde 1985, ele desenvolve trabalhos pastorais em diferentes regiões do Peru, especialmente no norte do país.

Em 2014, depois de muitos anos de idas e vindas entre sua cidade-natal nos EUA, Chicago, e as terras peruanas, o papa Francisco (1936-2025) o nomeou bispo da diocese de Chiclayo, no departamento de Lambayeque (norte do Peru).

Na quinta-feira da sua eleição (8/5), sua primeira mensagem deixou clara a importância que ele dedica à sua experiência peruana.

“Uma saudação a todos aqueles, particularmente à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu tanto para seguir sendo a Igreja fiel de Jesus Cristo”, declarou o papa em espanhol, dirigindo-se à multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano.

De Chicago até Trujillo

O novo papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no Estado americano de Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e da espanhola Mildred Martínez.

Formado em matemática pela Universidade de Villanova, na Pensilvânia (Estados Unidos), Prevost fez seus votos em agosto de 1981 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte.

Depois de completar sua formação em Teologia, em Chicago, e em Direito Canônico, em Roma, segundo o jornal peruano El Comercio, Leão 14 chegou a Trujillo, no departamento peruano de La Libertad, em 1986.

Seu objetivo era dirigir o projeto de formação comum para aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

Este foi seu primeiro contato com o país que marcaria sua vida. Em Trujillo, ele ocupou vários cargos eclesiásticos, até regressar a Chicago para assumir um cargo de prior provincial.

Mas, em 2014, o papa Francisco o nomeou bispo de Chiclayo. Ele, então, declarou que, em sinal de compromisso com o país, solicitaria a nacionalidade peruana.

Em 2015, já como cidadão peruano, Prevost foi consagrado bispo de Chiclayo.

‘Percebíamos que ele amava o país’

O reverendo Fidel Purisaca Vigil, diretor de comunicação da diocese na época do novo papa, declarou à agência de notícias AP que, como bispo, ele sempre tomava o café da manhã e rezava ao lado dos outros sacerdotes.

“Não importava quantos fossem os problemas, ele sempre mantinha o bom humor e a alegria”, contou Purisaca à AP, por e-mail.

Como bispo de Chiclayo, Leão 14 também conheceu Huancayo, no centro do Peru.

“Ele foi bastante próximo de nós”, contou o arcebispo da cidade, Luis Alberto Huamán, à rede peruana RPP. Ele também destacou a “transparência” do novo papa.

“Pelo seu modo de ser como bispo, percebíamos que ele amava o país”, acrescentou o monsenhor Huamán.

Durante sua estada em Chiclayo, Prevost priorizou a proximidade com os fiéis e procurou trazer a instituição para perto deles.

Em 2018, ele foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal peruana. E, em 2023, o papa Francisco o chamou para Roma, para assumir o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Esta nomeação pôs fim à sua presença no Peru, mas não aos seus laços com um país que, como deixou claro na sua primeira mensagem como papa, ele segue levando no coração até hoje.

Tribuna Livre, com informações da BBC NEWS

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Emenda polêmica: r$ 300 milhões para ações policiais em 2026

A Assembleia Legislativa se prepara para discutir uma emenda orçamentária que promete reacender o debate sobre segurança pública. Uma articulação de parlamentares, por vezes referida como “bancada da bala”, propõe destinar R$ 300 milhões para financiar operações policiais direcionadas ao combate do crime organizado no ano de 2026. A emenda,

Leia mais...

Homem que fazia delivery de drogas em Planaltina é preso

O criminoso fazia uso de transporte por aplicativo para entregar as drogas. Com ele foram apreendidas porções de entorpecentes e comprimidos de remédio para dormir Um homem, investigado por fazer “delivery” de drogas, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes em Planaltina. Foram apreendidos com ele porções de maconha,

Leia mais...

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.