13/11/2025

A execução de um juiz em Pernambuco abala a comunidade jurídica.

A governadora se compromete a conduzir uma investigação ágil. O homicídio ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, classifica o assassinato como um ato “covarde”.

Em 20 de outubro de 2023, o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi tragicamente assassinado a tiros em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, qualificou esse ato como “covarde”.

Barroso também expressou seu apoio à investigação e punição dos responsáveis, em coordenação com o presidente do Tribunal de Justiça do estado, e destacou o acompanhamento do CNJ para assegurar que a justiça seja feita.

A morte do magistrado foi tema de discussões entre Barroso, a governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. O comunicado do CNJ ressalta que a apuração é de responsabilidade das autoridades locais, embora o conselho esteja monitorando o caso.

Raquel Lyra manifestou seu lamento nas redes sociais, assegurando que a Polícia Civil está empenhada em esclarecer prontamente o ocorrido, classificando-o como um episódio inaceitável de violência no estado.

O juiz Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, foi alvo de um ataque às 20h18 enquanto dirigia seu próprio veículo. Ele foi cercado por criminosos armados em um veículo vermelho que efetuaram vários disparos contra ele e fugiram. A vítima foi declarada morta quando uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local.

O veículo de Paulo colidiu com um muro no local do crime e foi encaminhado para a Unidade de Transporte e Oficina (Unitof) da Polícia Civil para análise. Segundo a polícia, o juiz foi atingido por um disparo na nuca, e nada foi roubado.

A família confirmou que o juiz costumava dirigir com as janelas abertas e frequentemente fazia caminhadas da sua casa, no bairro de Candeias, até a Praia do Paiva, no município vizinho de Cabo de Santo Agostinho. Uma das suspeitas é que o ataque ocorreu após uma dessas caminhadas.

Quatro indivíduos teriam abordado o magistrado, de acordo com relatos colhidos pela polícia. Eles estavam supostamente usando máscaras cirúrgicas, embora essa informação ainda não tenha sido confirmada.

Paulo Torres Pereira da Silva atuava na 21ª Vara Cível do Recife e era um magistrado com quase 34 anos de carreira. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está colaborando com as autoridades policiais no esforço de esclarecimento do crime.

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) repudiou o assassinato e pediu uma investigação rápida e rigorosa para identificar e responsabilizar os culpados.

A Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) expressou pesar e indignação pela violência que levou à morte do magistrado e está acompanhando o caso junto às autoridades competentes.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Pernambuco adiou um ato de desagravo e manifestou pesar pela morte de Paulo Torres Pereira da Silva, exortando as autoridades a conduzir uma investigação eficiente e rápida.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comunicou que está colaborando com as autoridades no esclarecimento do crime e na responsabilização dos autores.

Tribuna Livre, com informações do MPPE

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito

Astrônomos testemunham, pela primeira vez, uma estrela diferente do Sol expelindo um jato de plasma conhecido como ejeção de massa coronal (CME). O fenômeno, similar ao que ocorre em explosões solares, foi captado por instrumentos espaciais e terrestres. A descoberta, realizada através da sonda espacial XMM-Newton da Agência Espacial Europeia

Leia mais...

Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou críticas ao deputado federal Guilherme Derrite, relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção, questionando sua expertise em investigações e inteligência contra o crime organizado. Derrite, atualmente licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de

Leia mais...

Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo

Uma pesquisa recente revelou um dado surpreendente: a grande maioria dos ouvintes não consegue diferenciar músicas criadas por inteligência artificial daquelas compostas por humanos. O estudo Deezer-Ipsos, divulgado nesta quarta-feira, aponta que 97% dos participantes não notaram a diferença, um resultado que acentua as crescentes preocupações sobre o impacto da

Leia mais...

Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate

O cenário político digital contemporâneo enfrenta um desafio crescente: a simulação de apoio popular através de operações pagas nas redes sociais. Esta tática, que busca distorcer a percepção pública e influenciar algoritmos, levanta sérias questões sobre a integridade dos processos eleitorais e a autenticidade do engajamento online. A estratégia, frequentemente

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.