Os recursos devem ser direcionados principalmente para a aquisição de vestuário, calçados e acessórios, além de eletrodomésticos e eletroportáteis, itens de perfumaria e cosméticos, e brinquedos.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO) está antecipando projeções relacionadas ao décimo terceiro salário para as compras de Natal. A entidade prevê que cerca de 40% dos R$ 25,6 bilhões a serem injetados na economia dos Estados do Centro-Oeste, com base nas estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), serão destinados ao comércio goiano.
De acordo com a FCDL-GO, o décimo terceiro salário deverá ser direcionado principalmente para aquisição de roupas, calçados e acessórios de vestuário, eletrodomésticos e eletroportáteis, itens de perfumaria e cosméticos, além de brinquedos. Essas categorias têm sido as preferências dos consumidores nos últimos anos.
Valdir Ribeiro, presidente da Federação, destaca que há uma grande movimentação por parte dos lojistas na expectativa do décimo terceiro salário. Muitas lojas investiram em decoração, renovaram seus mostruários e lançaram campanhas com descontos atrativos, entre outras vantagens, para atrair o consumidor e concretizar boas vendas neste período do ano.
Ele ressalta a importância de iniciar as compras com antecedência, aproveitando, se possível, os descontos da Black Friday. Além disso, sugere a negociação de descontos diretamente com os vendedores e a busca por produtos originais, acompanhados de nota fiscal e garantia.
Ribeiro também enfatiza a importância de verificar a procedência do produto, a reputação do fabricante e comparar as avaliações de consumidores que já adquiriram o item. Essas orientações também se aplicam a compras online.
Tribuna Livre, com informações da FCDL-GO