12/11/2025

A Ministra da Saúde anunciou a retomada da construção do Centro de Radioterapia de Roraima.

A ministra participou de uma audiência conjunta em comissões da Câmara. - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O Senador Hiran destaca que Roraima é o único estado que não oferece um tratamento completo para o câncer.

Na manhã de hoje, durante uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Direitos Humanos (CDH) realizada no Senado, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, respondeu às preocupações levantadas pelo Senador Hiran (PP-RR) sobre o andamento das obras de saúde em Roraima. O Centro de Radioterapia de Roraima está com sua construção paralisada desde 2019.

A ministra informou: “Realizamos a licitação desta obra no mês passado e estamos na fase final de análise da documentação para a contratação da construção.” Ela assegurou que a obra será retomada e concluída, garantindo assim a disponibilidade de serviços de radioterapia no estado de Roraima. Nísia afirmou que o início das obras está previsto para dezembro deste ano.

O Senador Hiran, representando Roraima, destacou que historicamente os estados do Norte carecem de infraestrutura adequada. Ele vem pressionando pela conclusão da obra desde o período em que Luiz Henrique Mandetta era Ministro da Saúde, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e também sob administrações posteriores. Hiran observou: “Temos apenas um hospital de referência em um raio de 800 quilômetros. Atendemos venezuelanos e pessoas vindas da Guiana, já que fazemos fronteira com esses dois países, e Boa Vista é a referência para essas pessoas do outro lado da fronteira.”

O local onde a construção do Centro de Radioterapia de Roraima está localizado atualmente é ocupado por migrantes venezuelanos, que o utilizam como abrigo. Hiran explicou: “Cerca de quinze famílias estão morando no local, incluindo um salão de beleza.” De acordo com informações da Polícia Federal fornecidas ao senador, entre 600 a 800 pessoas saem da Venezuela e se dirigem para Roraima todos os dias. Hiran enfatizou: “Será um grande desafio, inclusive do ponto de vista social, realocar essas pessoas que estão vivendo no nosso Centro de Radioterapia e que estão em situação de vulnerabilidade.”

Nas redes sociais, o senador Hiran destacou que foram alocados R$ 10 milhões na implementação do Centro de Radioterapia, embora o custo orçado tenha sido de R$ 7,2 milhões. O início da obra ocorreu em 2018, com a conclusão prevista para outubro de 2019. A Ministra Nísia Trindade reconheceu o empenho do senador em abordar essa questão desde que ela assumiu o cargo e manifestou sua satisfação com a confirmação do reinício das obras.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo

Ferramenta padroniza informações de todas as áreas em um único repositório e torna mais ágil e efetivo o planejamento estratégico A partir de agora, o Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) passa a atuar como Data Lake Governamental, um repositório centralizado de grande volume de dados

Leia mais...

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.