A partir das 20h, a circulação de veículos na via que conecta o Plano Piloto a Taguatinga será bloqueada na proximidade do viaduto da Cidade do Automóvel, com os condutores sendo direcionados para a pista sul.
Para dar início a uma nova fase das obras de pavimentação de concreto na Estrada Parque Ceilândia (DF-095), conhecida como via Estrutural, está previsto um desvio parcial do tráfego na pista norte, no sentido Plano Piloto – Taguatinga, a partir das 20h da próxima segunda-feira (2). Essa interrupção ocorrerá a partir do viaduto da Cidade do Automóvel.
O fluxo de tráfego que normalmente utiliza a pista norte será redirecionado para a pista sul. Motoristas que saem do Plano Piloto terão a opção de acessar a outra via na altura do Viaduto Ayrton Senna, onde um acesso estará disponível para aqueles que se dirigem a Taguatinga. Outra alternativa será entrar na pista sul no nível do viaduto da Cidade do Automóvel, onde também passa a linha de trem.
Aqueles que desejam seguir em direção à Cidade do Automóvel continuarão na própria pista norte. Antes de entrar na Estrutural, haverá uma bifurcação com um painel de mensagem variável para orientar os motoristas. A pista marginal paralela à Cidade do Automóvel operará apenas no sentido Plano Piloto – Taguatinga, sem a atual mão dupla.
O tráfego no sentido Taguatinga – Plano Piloto permanecerá inalterado, fluindo pelo pavimento de concreto até a altura da Castelo Forte e pela marginal em mão dupla.
Segundo Jarbas da Silva, diretor do 3º Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), essa interdição é necessária para dar início à implantação do pavimento de concreto na extensão restante da pista norte. Essa próxima etapa abrange a execução de oito quilômetros de pavimento rígido, dos quais cinco já foram concluídos, perfazendo um total de 13 quilômetros em ambas as pistas.
A recuperação da Estrutural recebe um investimento de R$ 80 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e execução pelo DER. O projeto envolve a substituição de 26 quilômetros de asfalto, com 21 centímetros de material em concreto sobre a capa asfáltica existente. A pista sul já teve todo o seu pavimento substituído.
Além disso, estão sendo criadas vias alternativas para os residentes em áreas como Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Vicente Pires como parte dessas melhorias na infraestrutura rodoviária.
Tribuna Livre, com informações da Novacap