A área está localizada no Setor Habitacional São Bartolomeu, no Jardim Botânico. Além disso, os projetos de regularização dos condomínios Residencial Bem-Estar e Mansões Sobradinho II, em Sobradinho II, e do parcelamento Meireles MRV, em Santa Maria, também foram aprovados.
O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou o projeto urbanístico para a regularização das quadras QSB 1, QSB 2, QSB 4 e QSB 6 do condomínio Ville de Montagne, localizado no Jardim Botânico, beneficiando aproximadamente 1.747 pessoas. O Decreto nº 45.398, assinado pela governadora em exercício Celina Leão, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 11 de janeiro.
Estas quadras situam-se no Trecho 1 do Setor Habitacional São Bartolomeu, integrando uma área de parcelamento condicionado (APC) que abrange 42,8 hectares, equivalente a mais de 42 campos de futebol, com um total de 432 lotes nas quadras. O projeto urbanístico de regularização já havia obtido aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
Marcelo Vaz, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, destacou que a maior parte do condomínio já está regularizada, e o decreto atual abrange lotes remanescentes que requeriam estudos ambientais mais detalhados para avançar na regularização.
Todos os estudos urbanísticos, ambientais e viários, assim como consultas às concessionárias de serviços públicos, foram elaborados para essa área. O GDF será responsável pelo acompanhamento das implantações da infraestrutura, incluindo rede elétrica e saneamento básico. O empreendedor tem 180 dias, a partir da publicação do decreto, para realizar os procedimentos necessários ao registro do parcelamento em cartório.
Além disso, foram republicados no DODF outros três decretos que aprovam os projetos de regularização dos condomínios Residencial Bem-Estar e Mansões Sobradinho II, ambos no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho II, e do parcelamento denominado Meireles MRV, em Santa Maria. O Residencial Bem-Estar possui 163 lotes em uma área de 6,72 hectares, enquanto o Mansões Sobradinho II conta com 54 lotes em uma área de 1,94 hectares. Já o Meireles MRV, no Setor Meireles, prevê a construção de 663 unidades residenciais em 8,36 hectares, incluindo espaços para comércio, prestação de serviços, escolas e áreas livres de uso público.
Tribuna Livre, com informações da Seduh