O bloco também afirmou, em comunicado, sua condenação ao “uso de hospitais e civis como escudo humano pelo Hamas”, ao mesmo tempo em que exortou Israel a exercer máxima contenção para assegurar a proteção dos civis.
A União Europeia (UE) solicitou uma pausa imediata nas hostilidades no Oriente Médio e a criação de corredores humanitários na região para facilitar a passagem de civis e ajuda humanitária.
Em comunicado, o bloco condenou o “uso de hospitais e civis como escudo humano pelo Hamas” e instou Israel a exercer máxima contenção para garantir a proteção dos civis. A UE reforçou a importância do respeito ao direito humanitário internacional, que estipula a proteção de hospitais, material médico e civis dentro dos hospitais.
O bloco defendeu a entrega imediata de suprimentos médicos essenciais aos hospitais e a evacuação segura de pacientes que necessitam de cuidados urgentes.
Além disso, reafirmou que Israel tem o direito de se defender de acordo com as leis internacionais e renovou o apelo para que o Hamas liberte todos os seus reféns.
Tribuna Livre, com informações da AFP