As estratégias de ampliação da cobertura de diversos públicos incluem as ações realizadas fora das instalações da Secretaria de Saúde.
O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A aplicação de doses no Distrito Federal é uma atividade regular executada quase diariamente pelas equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira em mais de 100 pontos de vacinação, incluindo atividades fora das instalações e locais abertos nos fins de semana e feriados.
“A valorização da vacina é fundamental. Ela é um ato de amor que salva muitas vidas, protegendo a população contra doenças preveníveis por imunização”, enfatiza Fabiana Fonseca, coordenadora de Atenção Primária à Saúde. Ela ressalta a importância de todos acompanharem suas cadernetas de vacinação e mantê-las atualizadas.
Para ampliar a cobertura vacinal, o governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, tem organizado ações chamadas “extramuros”, ou seja, fora das instalações tradicionais de vacinação. As equipes atuam em escolas, universidades, órgãos públicos, shoppings, zoológicos, mercados, feiras, igrejas, instituições de longa permanência e diversos outros locais, abrangendo todas as Regiões de Saúde. A lista de locais de vacinação é constantemente atualizada no site da Secretaria de Saúde.
“A vacina vai até onde a população está. As ações extramuros possibilitam a imunização em momentos de lazer e até mesmo durante atividades cotidianas, como fazer compras. Unimos o útil ao agradável. Através de uma maior vacinação, esperamos elevar nossas taxas de cobertura, que estão em declínio desde 2016”, afirma Tereza Luiza Pereira, chefe do Núcleo da Rede de Frio.
A data de 17 de outubro ressalta o papel das vacinas na redução das taxas de mortalidade. A história do Brasil é marcada pela erradicação de várias doenças por meio da imunização, como a varíola na década de 1970. Nesse contexto, manter as vacinações em dia continua sendo a principal forma de proteção. “Manter o cartão de vacina atualizado é sinônimo de saúde e de uma vida protegida. Proporciona qualidade de vida”, defende Tereza.
No final de setembro, a SES-DF ultrapassou a marca de 41 mil doses de vacinas aplicadas em 2023 somente em escolas e creches públicas da Secretaria de Educação. Essa iniciativa conjunta foi anunciada em junho como um esforço coletivo para ampliar as coberturas vacinais no DF, beneficiando mais de 230 escolas e creches até o momento.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Saúde