13/11/2025

Abertura oficial dos Jogos da Juventude emociona jovens talentos de todo o Brasil

Os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 foram oficialmente abertos na noite dessa quarta (10), no CICB | Fotos: George Gianni /VGDF

Competição volta a Brasília após 25 anos, com cerca de 5 mil atletas em 20 modalidades, a maior edição da história; nos últimos Jogos Olímpicos, em Paris-2024, 37% da delegação brasileira havia passado pelos Jogos da Juventude

Até o dia 25 de setembro, Brasília será a capital do esporte. Cerca de cinco mil jovens atletas com até 17 anos, das 27 unidades da federação, estão no Distrito Federal para participar da maior competição multiesportiva do país, os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025. A cerimônia de abertura foi realizada nessa quarta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com a presença da vice-governadora Celina Leão. Para fechar a noite de celebração, o jogador de vôlei Bruninho acendeu a pira dos Jogos, tendo a Catedral como cenário de fundo.

A governadora em exercício contou que, antes de ser política, se considera uma atleta; por isso, a emoção é ainda maior ao estar à frente do Distrito Federal, a primeira sede dos Jogos, em um momento único. “Trazer o evento novamente para o DF, depois de 25 anos, é uma alegria muito grande. Vocês estão na melhor cidade do Brasil, que é a capital de todos vocês, a capital de todos os brasileiros. Uma cidade democrática, uma cidade sem discriminação, que pulsa esporte”, celebrou Celina Leão.

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) apoia os Jogos e organizou, junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), uma noite festiva, que contou com desfile das delegações e atrações culturais. Ao todo, foram disponibilizados 33 equipamentos públicos para a realização das 20 modalidades previstas.

“Nos Jogos Olímpicos de Paris, 37% da delegação brasileira havia passado pelos Jogos da Juventude. Tenho certeza que esses atletas têm orgulho de um dia terem disputado essa competição”

Marco Antônio La Porta​, presidente do COB

Weverton Félix Santana, treinador do time de ginástica artística do Distrito Federal, comentou sobre a felicidade de receber tantos atletas “em casa”. “A gente, como anfitrião, fica muito feliz. É muito importante receber um grande evento como esse para valorizar nosso esporte e até mesmo a nossa cidade. Todos os atletas que estão aqui são muito bem-vindos à nossa casa — façam uma boa competição e brilhem”, torceu.

Para o presidente do COB, Marco Antônio La Porta, os Jogos da Juventude são uma força transformadora de vidas. “É um dos maiores legados do Comitê Olímpico do Brasil. Nos Jogos Olímpicos de Paris, 37% da delegação brasileira havia passado pelos Jogos da Juventude. Tenho certeza que esses atletas têm orgulho de um dia terem disputado essa competição”, afirmou La Porta, ao destacar a competição como uma celebração do talento e do esporte nacional.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, agradeceu à vice-governadora pela atuação do Distrito Federal na receptividade dos atletas e na organização deste evento histórico. Ela destacou, como professora, o quanto a competição pode influenciar na formação esportiva e cidadã dos jovens brasileiros. “Os Jogos da Juventude, assim como os Jogos Olímpicos e o esporte, trazem para nós esse ideário de uma vida comum, comunitária, onde a gente respeite cada um. E a gente sabe o poder dos jogos esportivos na formação plena e na dignidade”, enfatizou.

Chama acesa

A noite começou com a exibição de vídeos com depoimentos de atletas como Rebecca Andrade (ginástica artística), Lucão (vôlei) e Hugo Calderano (tênis de mesa). O Hino Nacional foi executado pelos músicos do Clube do Choro, referência cultural de Brasília. Para dar mais movimento e cor à celebração, o grupo Dança do Fogo e a Associação de Ginástica Rítmica e Acrobática do Distrito Federal (Agra) se apresentaram durante a abertura.

Em frente ao Museu Nacional da República, atletas brasileiros, incluindo medalhistas olímpicos, se revezaram carregando a tocha dos Jogos da Juventude. Entre eles estavam Rosângela Santos (atletismo), Renato Rezende (ciclismo), Guilherme Toldo (esgrima), Lígia Silva (tênis de mesa), Lucas Abreu (tiro com arco), Fernando Scheffer (natação) e Arthur Zanetti (ginástica artística), até chegar a Bruninho, do vôlei. Todos os participantes da cerimônia acompanharam o momento ao vivo.

Os embaixadores confirmados nos Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 são: Luisa Baptista (triatlo); Rosângela Santos (atletismo); Bruninho (voleibol); Beatriz Souza e Ketleyn Quadros (judô); Duda Amorim (handebol); Janeth Arcain (basquete); Giullia Penalber (wrestling); Guilherme Toldo (esgrima); Agatha Rippel (vôlei de praia); Luccas Abreu (tiro com arco); Fabiana Silva (badminton); Babi Domingos (ginástica rítmica); Renato Rezende (ciclismo); Fabiana Beltrame (remo); Lígia Silva (tênis de mesa); Allan do Carmo (águas abertas); Maria Clara Pacheco (taekwondo); Arthur Zanetti (ginástica artística) e Fernando Scheffer (natação).

tribuna Livre, com informações do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)

Leia também
Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia
Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia
Áreas do Lago Norte e Planaltina têm energia suspensa para modernização da rede nesta quinta-feira (13)
Áreas do Lago Norte e Planaltina têm energia suspensa para modernização da rede nesta quinta-feira (13)
Manifestantes tentam invadir área da COP
Manifestantes tentam invadir área da COP
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
logoMPDFT-1
Homem acusado de homicídio em 1999 vai a júri após 25 anos foragido
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.