21/12/2025

Ação de acolhimento atende 34 pessoas em situação de rua no DF nesta semana

Nesta semana, as operações passaram por 26 pontos do Plano Piloto, Taguatinga e Paranoá | Foto: Agência Brasília

Trabalhos se concentraram em 26 pontos de três regiões administrativas; durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social

O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua — coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal — atendeu, nesta semana, 34 pessoas em diversos locais do DF. De sábado (19) até esta sexta-feira (25), as operações passaram por 26 pontos do Plano Piloto, Taguatinga e Paranoá.

“Encerramos a semana com dezenas de atendimentos realizados e a certeza de que a presença do Estado faz diferença. Temos atuado de forma articulada com diferentes órgãos para ampliar o alcance das ações e qualificar o atendimento. O acolhimento social é uma prioridade da Casa Civil e os resultados demonstram que essa estratégia está no caminho certo”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua.

No sábado (19), as equipes visitaram cinco pontos da Asa Sul. Na ocasião, 15 pessoas foram encontradas e atendidas, 11 estruturas precárias foram desmontadas e dois caminhões de entulho foram removidos, com os materiais considerados inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

No domingo (20), foram visitados mais dois pontos na Asa Sul, com quatro pessoas localizadas e um caminhão de entulho removido. Na segunda-feira (21), não houve operação.

Na terça (22), ainda no Plano Piloto, a ação passou por seis pontos, no Setor de Embaixadas e no Setor Hoteleiro Norte. Uma estrutura precária foi desconstituída e um caminhão de entulho retirado.

“Temos atuado de forma articulada com diferentes órgãos para ampliar o alcance das ações e qualificar o atendimento”

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil

Na quarta (23), as equipes seguiram para Taguatinga, onde visitaram quatro pontos. Na ocasião, sete pessoas foram atendidas, três estruturas precárias desmontadas e três caminhões de entulho removidos.

Na quinta (24), a ação chegou ao Paranoá, com visita a três pontos. Três pessoas foram localizadas, quatro estruturas desconstituídas e três caminhões de entulho retirados dos locais.

Já nesta sexta (25), novamente no Paranoá, seis pontos foram visitados, cinco pessoas encontradas, quatro estruturas desmontadas e dois caminhões de entulho removidos.

Política distrital

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão das ações de abordagem à população de rua pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações de acolhimento começaram a ser implementadas após uma fase de testes em maio de 2024, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

Em 27 de maio de 2024, o GDF tornou oficial o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. Desde então, ocorrem ações semanais em diversos pontos do Distrito Federal. Os órgãos do governo já passaram por regiões como Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

No início deste mês, a vice-governadora Celina Leão, então em exercício, assinou decreto que criou o programa Acolhe DF, que propõe uma busca ativa e oferta de tratamento a pessoas em situação de rua com vício em drogas — tanto as ilícitas quanto álcool e tabaco —, criando uma linha de atendimento a essas pessoas e, consequentemente, aprimorando as ações já existentes do GDF voltadas a esse público.

Também neste mês, o GDF inaugurou o primeiro hotel social da capital da República, destinado a acolher e abrigar a população em situação de rua. O equipamento oferece 200 vagas para pernoite e é o único em atividade no país a receber também animais de estimação

Além disso, desde 2022, o governo promove, em períodos de baixas temperaturas, a chamada Ação contra o Frio, com oferta de espaços públicos para pernoite de pessoas em situação de rua. Apenas neste ano, a unidade aberta na Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos. No local, também foram oferecidos casacos e cobertores arrecadados por meio da campanha Agasalho Solidário, da Chefia-Executiva de Políticas Sociais.

Tribuna Livre, com informações da Casa Civil do Distrito Federal

Leia também
Articulações iniciais movimentam comunidades após sinalização da pretensa pré-candidatura no DF
Articulações iniciais movimentam comunidades após sinalização da pretensa pré-candidatura no DF
Para o Natal, Detran reforça operação, e comércio amplia funcionamento; confira
Para o Natal, Detran reforça operação, e comércio amplia funcionamento; confira
Criminoso que violentou mulher debaixo de pilotis da Asa Norte é preso
Criminoso que violentou mulher debaixo de pilotis da Asa Norte é preso
Festival de bonecos anima fim de semana de crianças do Gama antes do Natal
Festival de bonecos anima fim de semana de crianças do Gama antes do Natal
Dupla de traficantes é presa com maconha e cocaína no DF
Dupla de traficantes é presa com maconha e cocaína no DF
Homem é executado com tiros na cabeça em Ceilândia; autor é preso
Homem é executado com tiros na cabeça em Ceilândia; autor é preso
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF

Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote

Grupo de 40 alunos esperam receber pagamento a cargo de um instituto, quase um mês depois de realização do evento internacional em Belém Um grupo de 40 estudantes universitários cobra o Instituto Cultural Arto pelo pagamento de serviços prestados na Freezone, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças

Leia mais...

Governo de Valparaíso de Goiás entrega novas viaturas à AMTT

Investimento reforça a fiscalização, a organização do trânsito e a mobilidade urbana no município A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de novas viaturas à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Leia mais...

Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado

Documento aponta inflação pressionada pela demanda, incertezas no cenário interno e externo e reforça cautela na condução da política monetária Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano “por um período bastante prolongado”,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.