13/11/2025

ACM Neto defende entrega de cargos: “Não estaremos com Lula em 2026”

“Com o passar do tempo e com a aproximação da eleição de 2026, não faz sentido ocupar cargos no governo", diz ACM Neto

Vice do União Brasil deseja uma candidatura que agregue a centro-direita contra o PT e diz que peso de Bolsonaro nessa construção é “inquestionável”

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto (BA), afirmou, em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 3ª feira (27.mai.2025), que a entrega dos 3 ministérios ocupados por indicação de seu partido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Turismo, Comunicações e Integração– seja debatida internamente logo que se formalize a federação União-PP.

“Eu defenderei que nenhum membro ocupe cargos no governo Lula”, afirmou o ex-prefeito de Salvador. “Com o passar do tempo e com a aproximação da eleição de 2026, não faz sentido ocupar cargos no governo, tendo em vista que nós não estaremos na aliança do PT e da provável candidatura à reeleição do presidente Lula. Não faz sentido ocupar cargos no governo se o projeto político é oposto a esse”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de o União Brasil repetir 2022 e adotar uma postura de neutralidade em 2026, ACM Neto se colocou “completamente contrário” e reforçou a necessidade de construir uma candidatura alternativa. “É preciso afirmar a postura de oposição ao projeto do PT”, disse. “

O desejo agora é ter um candidato que, de preferência, seja alguém que represente o centro ou a direita e que possa enfrentar o presidente Lula nessa disputa”, declarou, repetindo as declarações do presidente de seu partido, Antônio Rueda, de que a federação União-PP não abrirá mão da Presidência ou da Vice-presidência em 2026.

Apesar dessa defesa, ACM Neto abriu a possibilidade da construção de alianças com o partido de Lula nos Estados. “Não creio que seja a expectativa de ninguém obrigar os Estados a seguir necessariamente uma diretriz nacional. Preferencialmente, sim. Obrigatoriamente, não. A depender de qual seja a equação, é preciso respeitar”, disse.

Sobre um eventual constrangimento que o desembarque do partido do governo pudesse provocar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ACM Neto descartou qualquer possibilidade “Davi é presidente do Senado, ele tem o dever de liderar a instituição e, como tal, deve dialogar com o governo”, declarou. “São coisas completamente distintas”, afirmou.

MOVIMENTOS PARA 2026

Perguntado sobre o envolvimento de Jair Bolsonaro (PL) na construção de uma candidatura de oposição, ACM Neto reconheceu ser “inquestionável” o peso político do ex-presidente. “Ele é individualmente o maior eleitor da direita no país.

Não poderá ser desconsiderado na construção de um projeto como esse”, disse. Defendendo uma candidatura agregadora da centrodireita brasileira, ACM Neto declarou ser importante não fazer “imposições nem vetos” a priori. Mas ponderou: “O mais importante de tudo isso é encontrar um candidato viável e que não traga consigo um teto [de votos], porque está claro que, em 2022, quem decidiu a eleição não foi o PT nem a esquerda. Quem decidiu a eleição foi a rejeição”.

Questionado se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), configuraria uma opção mais viável que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o ex-prefeito evitou indicar preferências.

“Eu não vou fulanizar. Hoje a gente tem um nome, que é o governador Ronaldo Caiado —esse, hoje, é o nome que o União apresenta. Defendo que haja conciliação ampla lá na frente”, disse, acrescentando que acredita que os desentendimentos entre Caiado e Bolsonaro não devem atrapalhar a viabilidade do União Brasil. “Caiado não será um empecilho ao diálogo. Ao contrário, é um homem do diálogo, da política”, declarou.

 CRÍTICAS AO LULA 3

Durante a entrevista, ACM Neto fez críticas ao 3º mandato de Lula no Palácio do Planalto. Para o exprefeito de Salvador, faltou compreensão do atual presidente de que não foi eleito pelo PT ou pelas esquerdas, mas por um eleitor que tinha uma rejeição maior a Bolsonaro. “Ele [Lula] virou as costas para esse eleitor. Lula governa com o PT e para o PT. E a versão Lula 3 é muito pior do que a 1 e a 2”, disse.

ACM Neto declarou que a tentativa de reeditar programas bem-sucedidos no passado foi um erro e que, por isso, a economia e a popularidade do governo não vão bem. “A gente vê um governo que cheira a mofo. Prometeram picanha e cerveja e estão entregando café, carne, ovo, com preço lá em cima”, afirmou.

Tribuna Livre, com informações da vice-presidência do União Brasil

Leia também
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.