Em 2025, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou suas ações de educação no trânsito, promovendo 2.814 atividades que beneficiaram 754.247 pessoas. Esse número representa um crescimento de 62,6% em relação a 2024, quando 483.968 cidadãos foram atendidos, segundo dados da Diretoria de Educação de Trânsito.
As blitzes educativas e participações em eventos foram destaques, com 773 ações alcançando 433.466 pessoas, um aumento de 113,4% no engajamento em comparação ao ano anterior. Essas estratégias visam o diálogo direto com a sociedade nas vias públicas.
“Acreditamos que toda transformação social parte da educação e conscientização das pessoas”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini. “No trânsito não é diferente, por isso estamos ampliando cada vez mais a quantidade de ações e o seu alcance, primando sempre pela qualidade e eficácia da mensagem. Se depender de nossos esforços, Brasília é e continuará sendo referência no quesito educação e segurança no trânsito.”
Outro foco foram as palestras em instituições públicas e privadas, além de programas como Café na Faixa, Bike em Dia, Pneu Seguro, Rolê Consciente e Passeios Ciclísticos. Nessas modalidades, 576 atividades atingiram 92.414 pessoas, um crescimento de 51,9% em relação a 2024.
O diretor de Educação de Trânsito, Dayvson Franklin de Souza, destacou: “É com muita satisfação que anunciamos essa ampliação significativa. Esses números representam muito mais que estatísticas: representam vidas preservadas. Ao aumentarmos nossa presença nas vias públicas, escolas e locais de grande fluxo, reforçamos a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. O objetivo é transformar o conhecimento em mudança de comportamento, promovendo empatia e segurança em nossos deslocamentos”.
Além disso, as apresentações teatrais do Detran-DF alcançaram 228.367 pessoas em 2025, um aumento de 14,16% em relação aos 200.044 do ano anterior. Essas ações ocorreram em escolas, eventos governamentais, shoppings, parques, empresas e outros locais, adaptando mensagens de trânsito de forma lúdica às diferentes faixas etárias.
“Ao atingir as pessoas em variados contextos sociais, o teatro cumpre o papel pedagógico de traduzir normas técnicas em valores de convivência”, explicou a gerente de Ação Educativa de Trânsito, Magda Brandão. “Esse avanço reforça o compromisso institucional com a educação continuada e com o desenvolvimento de uma consciência coletiva voltada à preservação da vida.”