03/12/2025

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

Monica Aparecida Silva

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de diversos canais, incluindo o portal de serviços, aplicativos, WhatsApp e a central telefônica 115.

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, e o procurador de justiça Trajano Melo, participaram da reunião com a administração da Caesb. Eles foram recebidos pelo presidente da companhia, Luiz Antônio Reis, pelo diretor de Operações e Manutenção, Walter Lúcio Barros, pelo ouvidor, Eduardo Romualdo Soares, e pelo consultor jurídico Eduardo Roriz.

Durante o encontro, representantes da Caesb apresentaram detalhes sobre o funcionamento do atendimento presencial à população e as iniciativas do programa Água Legal, que visa expandir o acesso à água potável e regularizar o saneamento em comunidades do Distrito Federal que ainda não possuem acesso regular à rede de abastecimento.

A PDDC também recebeu informações sobre projetos de saneamento integrado em regiões como Santa Luzia, Morro da Cruz e Capão Comprido, bem como ações voltadas para a redução da inadimplência, com foco na proteção e orientação dos usuários. Os membros do Ministério Público tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Comando Operacional da Caesb, que opera 24 horas por dia, monitorando e respondendo às demandas de água e saneamento em todo o Distrito Federal.

Após a visita, Eduardo Sabo avaliou positivamente as melhorias no atendimento aos usuários. “A Caesb tem utilizado técnicas e tecnologias bastante avançadas para realizar um monitoramento 24 horas por dia, ao longo de todo o ano. Também observamos ações que beneficiam a população, tanto no acesso à água quanto no sistema de saneamento básico”, afirmou o procurador.

Trajano Melo também enfatizou a importância da estrutura e da tecnologia presentes no centro de comando. “A plataforma oferece uma visão precisa de todo o sistema, desde a captação de água até o esgoto e a vazão. É um sistema moderno, que demonstra a capacidade da companhia de acompanhar em tempo real todas as suas redes”, declarou. Ele também ressaltou o planejamento da Caesb de ampliar o atendimento nos postos, visando garantir que todos os usuários recebam a assistência necessária.

Este encontro é uma continuação do diálogo iniciado em 16 de outubro, na sede do MPDFT, quando foram discutidos o funcionamento e a prestação dos serviços de saneamento básico oferecidos à população pela Caesb.

Fonte: www.mpdft.mp.br

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