09/11/2025

Adiado, voo para repatriar brasileiros no Líbano é confirmado para este sábado

FAB está usando aeronave KC-30 na repatriação dos brasileiros, a mesma que atuou no resgate dos repatriados na Faixa de Gaza - (crédito: Sargento P. Silva/FAB)

Os brasileiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute neste sábado (4/10). A confirmação foi feita em nota conjunta por Itamaraty, Defesa e FAB

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela repatriação de brasileiros em Beirute, no Líbano, foi adiado logo cedo nesta sexta-feira (4/10), por razões de segurança, em meio à escalada dos bombardeios que atingem a capital libanesa. Agora à noite, a FAB, em nota conjunta com o Itamaraty e o Ministério da Defesa, confirmou que o primeiro voo de repatriação foi reprogramado para decolar amanhã (5) e que “os brasileiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute”.

O governo brasileiro frisou ainda que o aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines. “O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios”, afirmou o texto.

Adiamento

“Informamos que, por considerações de segurança, o voo de repatriação precisou ser adiado. Você será avisado oportunamente. Sairá possivelmente amanhã, 05/10”, disse a mensagem enviada na madrugada aos brasileiros no Líbano por autoridades envolvidas na missão de repatriação.

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota confirmando o adiamento horas depois. “Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia”, informou o Itamaraty.

Após o cancelamento do voo, as autoridades estavam avaliando as condições na região. Fontes do Itamaraty informaram ao Correio que o adiamento ocorreria por tempo indeterminado e que uma das alternativas em estudo seria utilizar uma rota pela Síria, porém essa opção também apresentaria riscos devido à instabilidade na área.

A FAB está usando aeronave KC-30 na repatriação dos brasileiros, a mesma que atuou no resgate dos repatriados na Faixa de Gaza. O avião, que tem capacidade para cerca de 220 pessoas, está em Lisboa, Portugal, aguardando as orientações para seguir para o Líbano.

Cada decolagem da FAB exige uma negociação com as autoridades locais para determinar o momento e os trajetos mais seguros, já que o conflito muda rapidamente. O território libanês está sendo alvo de ataques de Israel, que, segundo o governo israelense, têm como objetivo atingir o grupo Hezbollah. A operação de repatriação foi intitulada pelo governo federal como “Raízes do Cedro”.

Tribuna Livre, com informações da Força Aérea Brasileira (FAB)

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Doca, chefe do Comando Vermelho, segue foragido uma semana após operação
Doca, chefe do Comando Vermelho, segue foragido uma semana após operação
"Há infiltração gigantesca do crime organizado nos Poderes", diz professora Ana Elisa, em entrevista ao Valor Econômico
"Há infiltração gigantesca do crime organizado nos Poderes", diz professora Ana Elisa, em entrevista ao Valor Econômico
Reunião de Moraes com Castro sobre operação no Rio termina após 2 horas
Reunião de Moraes com Castro sobre operação no Rio termina após 2 horas
Quaest: 64% dos moradores do Rio aprovam operação no Complexo do Alemão
Genial/Quaest: 64% dos moradores do Rio aprovam operação no Complexo do Alemão

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.