28/12/2025

Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)

A votação do Projeto de Lei Antifacção foi adiada após a apresentação da quarta versão do relatório. A reunião, que estava agendada para o dia 13 de novembro, foi remarcada para o dia 18 do mesmo mês, por decisão do presidente da Câmara dos Deputados.

O adiamento ocorreu após o relator do projeto, apresentar uma nova versão do parecer, a qual inclui uma definição para facção criminosa e estabelece a destinação de parte dos bens apreendidos dessas organizações para um fundo específico da Polícia Federal (PF).

De acordo com o novo texto, os bens apreendidos em investigações conduzidas pela PF serão destinados ao Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades Fim da Polícia Federal (FUNAPOL). Essa mudança representa uma alteração em relação à versão anterior do parecer, que previa a destinação integral dos recursos aos Estados e ao Distrito Federal.

A nova proposta já está gerando debates e críticas. O líder do PT na Câmara dos Deputados expressou sua insatisfação com a quarta versão do parecer. Segundo o parlamentar, o relator “aprofundada a desorganização normativa e mantém vícios estruturais graves”. Ele argumenta que o texto retira recursos da Polícia Federal, “enfraquecendo o órgão de coordenação nacional e contrariando o espírito da PEC da Segurança Pública”.

O líder do PT também critica a tipificação de facção criminosa proposta pelo relator, classificando-a como uma improvisação. Ele questiona a criação de categorias sem fundamento jurídico, como a “organização ultraviolenta”, que, segundo ele, busca apagar a terminologia rigorosa de “facção criminosa” introduzida no texto original do governo federal.

Apesar das críticas, o projeto já estava pronto para ser votado no plenário antes do adiamento. A nova data para a votação do PL Antifacção é agora aguardada, enquanto as discussões e negociações em torno do texto continuam no Congresso Nacional. A expectativa é que o debate seja intenso e que novas alterações possam ser propostas antes da votação final.

Fonte: jovempan.com.br

Leia também
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
DINO
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF
RUI
Governo vai adiantar R$ 10 bi para estados e municípios por ICMS
aras
Entorno de Lula vê chances de Augusto Aras sepultadas de vez
lula
Lula quer reparação à Dilma após arquivamento das "pedaladas fiscais"
ARAS
Em mensagem, Aras classificou como ‘abuso’ operação autorizada por Moraes contra empresários
BOLSONARO
Penitenciária diz não poder cuidar de Roberto Jefferson
ALEGO 2
Bolsonaro recebe título de cidadão goiano: "Recarrega as energias"

💍 55 Anos de Amor, Fé e Companheirismo

Uma história de união e fidelidade celebrada por Domingos Conceição de Oliveira e Marlene Mendes de Oliveira O nosso irmão Domingos Conceição de Oliveira e a irmã Marlene Mendes de Oliveira, casal com o qual congregamos em Santa Maria-DF, celebram hoje uma data muito especial: 55 anos de casamento e,

Leia mais...

Toffoli nega pedido da PGR e mantém a acareação no caso Master

Procuradoria-Geral da República pediu a suspensão da acareação decidida, de ofício, pelo ministro do STF na investigação sobre o banco de Daniel Vorcaro. Ministro do STF negou o pedido alegando que investigação indica necessidade de esclarecimentos. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal ( STF), negou o pedido da

Leia mais...

Tensão com Congresso e colegas de Corte insatisfeitos: Fachin tenta contornar crises em quatro meses à frente do STF

Presidente do Supremo vem encontrando dificuldades para estabilizar o conturbado ambiente político que envolve magistrados Em quatro meses de atuação discreta na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin vem encontrando dificuldades para estabilizar o conturbado ambiente político que envolve a Corte. O magistrado já tentou debelar

Leia mais...

Carlos Bolsonaro volta a atacar ex-aliados: ‘Canalhas’

Vereador atribui abandono político a ex-integrantes da direita e intensifica discurso contra antigos aliados nas redes sociais O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) voltou a usar as redes sociais, na quarta-feira (24/12), para atacar ex-aliados políticos. O filho do ex-chefe do Executivo acusou antigos apoiadores de abandono

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.