O Distrito Federal apresenta uma variada agenda cultural e esportiva neste fim de semana, com início na sexta-feira (23). A programação, que conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), de Turismo (Setur-DF) e de Esporte e Lazer (SEL-DF), inclui eventos de MMA, cinema, literatura e arte, sendo a maioria das atividades gratuita.
Eventos da agenda cultural e esportiva
Lutas e celebrações populares
A sexta-feira (23) marca a abertura do calendário do MMA internacional com o LFA 2026 no Ginásio Nilson Nelson. O evento, com portões abertos às 16h, terá como destaque a disputa pelo cinturão interino mundial dos pesos-mosca com o campeão Marcos Degli. A entrada é gratuita com a doação de 1kg de alimento não perecível, mediante retirada de ingresso online. A transmissão ocorrerá no YouTube a partir das 20h.
No mesmo dia, o Paranoá sedia o evento Cultura Negra em Movimento, a partir das 17h, no Ponto de Cultura Martinha do Coco. Com acesso livre, a celebração da ancestralidade contará com apresentações do grupo Boi de Seu Teodoro e da Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho.
Cinema, literatura e arte
O Cine Brasília exibe o filme O Agente Secreto, que recebeu quatro indicações ao Oscar, em duas sessões: na sexta-feira, às 10h, e no domingo (25), às 20h. A programação do cinema inclui também uma exibição de Bicho Monstro com recursos de acessibilidade no sábado (24), às 14h, e de Avatar: Fogo e Cinzas no domingo, às 16h.
Na Biblioteca Nacional de Brasília, o projeto Leitura Viva promove uma análise da obra Ponciá Evaristo, de Conceição Evaristo, no sábado (24), das 14h às 17h30. No domingo (25), a partir das 10h, haverá uma conversa sobre o livro As Avós, de Doris Lessing.
O Museu de Arte de Brasília (MAB) apresenta quatro exposições do projeto Hospitalidade, em cartaz até 1º de março. O espaço também oferece atividades práticas entre sexta e domingo, como contação de histórias, oficinas de jogos teatrais, fuxico e pintura com pigmentos naturais.
Lazer, passeios e transporte
Opções ao ar livre e gratuidade
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) funcionará das 8h30 às 17h, com ingresso a R$ 5. A entrada é gratuita aos domingos pelo programa Lazer Para Todos, instituído em março de 2025. O Zoológico de Brasília opera no mesmo horário e também oferece gratuidade aos domingos e feriados.
Para facilitar o acesso aos eventos, o programa Vai de Graça garante o uso gratuito de ônibus e metrô aos domingos e feriados em todo o Distrito Federal.