13/11/2025

Alcolumbre age de forma contrária ao governo ao fazer uso da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para defender questões de seu interesse pessoal, visando a eleição para a liderança do Senado.

Senador Davi Alcolumbre/Foto
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem se tornado um obstáculo em questões de interesse do governo de Lula enquanto preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apesar de ter apoiado politicamente dois dos atuais ministros.

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem se tornado um obstáculo em questões de interesse do governo de Lula enquanto preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apesar de ter apoiado politicamente dois dos atuais ministros. Em sua campanha para retornar ao comando da Casa, Alcolumbre tem feito gestos à oposição, dando espaço para pautas que desagradam o Palácio do Planalto. Simultaneamente, ele tem segurado as sabatinas dos indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), alegadamente com o intuito de influenciar as futuras escolhas para o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria-Geral da República.

Algumas das medidas que Alcolumbre levou à votação incluem o projeto que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas, uma pauta que é apoiada pela esquerda e enfrenta resistência do governo. Ele também acelerou a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe as decisões monocráticas de ministros do STF, uma medida apoiada pela oposição.

Além disso, Alcolumbre escolheu um ex-aliado de Jair Bolsonaro, Efraim Filho (União-PB), para relatar uma PEC que tornaria crime o porte de qualquer quantidade de drogas, uma proposta que vai contra a posição da esquerda, que defende a descriminalização. Tais movimentações desagradam a base governista.

Como presidente da CCJ, Alcolumbre tem o poder de controlar a agenda de votações da comissão, o que lhe permite expandir sua influência no Senado e além dele. Em 2021, por exemplo, ele atrasou a sabatina do ministro André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro para o STF, após divergências com o então presidente em relação ao controle do orçamento secreto.

Atualmente, em meio à indecisão de Lula sobre as nomeações para o STF e a PGR, Alcolumbre tem segurado a sabatina de três indicados pelo presidente para o STJ por um mês. A PGR é um dos principais alvos de seu apoio, com o subprocurador Paulo Gonet como seu candidato preferido, embora setores do PT tentem persuadir Lula a escolher o subprocurador Antonio Bigonha. Quanto à vaga no STF, Alcolumbre apoia a nomeação de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto o ministro da Justiça, Flávio Dino, é a favorito do governo para a vaga.

Apesar de seus gestos recentes, Alcolumbre continua sendo um interlocutor-chave entre o governo e o União Brasil. Durante a transição de governo, Lula atribuiu ao senador a escolha do ministro da Integração Nacional, Waldez Góes. Além disso, Alcolumbre participou da seleção do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e é aliado dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Celso Sabino (Turismo).

No entanto, membros do governo têm demonstrado desconforto nos bastidores com algumas das movimentações de Alcolumbre, incluindo sua postura em relação ao marco temporal e a aprovação de uma PEC que incorpora servidores de ex-territórios aos quadros da União, o que acarretaria em mais despesas para o governo. Atribuem tais movimentos a considerações eleitorais no âmbito da sucessão do Senado, embora não descartem a possibilidade de apoiá-lo.

Tribuna Livre, Com informações da Agência Globo.

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo

Ferramenta padroniza informações de todas as áreas em um único repositório e torna mais ágil e efetivo o planejamento estratégico A partir de agora, o Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) passa a atuar como Data Lake Governamental, um repositório centralizado de grande volume de dados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.