A terceira etapa da competição ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro.
Estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública estadual em Formosa se destacaram na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortize alcançaram medalhas na competição.
Na categoria teórica, três estudantes da escola conquistaram medalhas de ouro, uma aluna recebeu a medalha de prata, e outros três alunos receberam a de bronze. Já na modalidade prática, oito estudantes se classificaram para a terceira fase da olimpíada, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro.
A OBSAT tem como principal objetivo incentivar o interesse pela ciência e tecnologia entre os estudantes brasileiros. A competição visa também promover o conhecimento sobre o espaço e proporcionar capacitação, aprendizado e experiências técnicas e científicas em projetos relacionados a satélites.
Arthur de Almeida Aragão, um estudante do 6º ano que conquistou uma medalha de ouro na prova teórica, destacou que as olimpíadas são um estímulo para o conhecimento dos alunos e expressou sua satisfação por ter participado e conquistado a medalha de ouro. Ele planeja participar de mais competições no futuro.
O professor de matemática do Cepi de Formosa, Arlley Kacyo, expressou sua satisfação ao ver os alunos sendo reconhecidos por suas conquistas, representando a escola e o Estado de Goiás em uma competição nacional. Ele ressaltou que a oportunidade de criar e lançar um satélite é uma experiência única e que certamente marcará a vida de todos os envolvidos. Além disso, a participação na olimpíada tem despertado um interesse crescente dos jovens nas Ciências Exatas e em outras áreas da Tecnologia.
Tribuna Livre, com informações do CEPI Formosa-GO