20/12/2025

Ancelotti parabeniza seleção feminina por ‘grande vitória’ na Copa América: ‘estamos muito felizes’-04/04/2025

Carlo Ancelotti, treinador da seleção brasileira. Foto: Rafael Ribeiro - CBF

Na grande final da Copa América Feminina, o Brasil empatou no tempo normal com a Colômbia por 4 a 4 e venceu nas penalidades

O triunfo de Marta e companhia na final da Copa América, neste sábado, foi um verdadeiro teste para cardíaco. Além de seis gols, três para cada lado, no tempo regulamentar contra a Colômbia, com direito a um da rainha já nos acréscimos, e outros dois na prorrogação, a vitória brasileira foi conquistada na disputa de pênaltis. No dia seguinte ao resultado, Carlo Ancelotti, atual técnico da equipe masculina, parabenizou as atletas.

“Muitos parabéns à Seleção Brasileira por essa grande vitória! Estamos muito felizes”, escreveu ele, em português, em sua conta no Instagram, compartilhando um vídeo das jogadoras levantando a taça.

O italiano foi anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol no último mês de maio. Antes de ser técnico da seleção masculina, seu último trabalho foi no Real Madrid, clube em que colecionou títulos.

Hegemonia mantida

Ao contrário da última final da Copa América, em que o Brasil ganhou da Colômbia por 1 a 0 com um gol de pênalti, a decisão teve direito a todo tipo de emoção. A seleção brasileira ficou atrás no placar durante boa parte do jogo: aos 25 minutos, Linda Caicedo abriu o marcador, e a partir daí se iniciou uma longa jornada do Brasil de correr atrás do prejuízo. Totalmente dominado pelas adversárias, o Brasil empatou de pênalti com Angelina, já nos acréscimos da primeira etapa — depois de duas substituições.

No segundo tempo, o Brasil subiu de rendimento e vivia seu melhor momento na partida, até que Tarciane calibrou mal um recuo e empurrou contra a meta de Lorena, que não conseguiu evitar. Mas a seleção brasileira não se abalou e seguiu buscando o empate a todo incessantemente. O esforço deu resultado com um gol da artilheira da Copa América, Amanda Gutierres, em belo chute cruzado contra o gol de Tapia — sua companheira de Palmeiras.

Mas a defesa brasileira, principal problema durante toda a partida, voltou a falhar. Isa Haas e Mariza apenas acompanharam Linda Caicedo e Mayra Ramírez e observaram quando a atacante do Chelsea deixou a Colômbia na frente mais uma vez, aos 38 do segundo tempo. Mas a estrela de Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, brilhou.

Aos 39 anos, ela empatou a partida no último lance do tempo regulamentar, com um chute fuzilante de fora da área. E, como se fosse pouco, marcou mais uma vez no primeiro tempo da prorrogação, aproveitando uma bola lançada na área e empurrando com a ponta da chuteira a bola para o fundo da rede. Na comemoração, beijou a própria chuteira: uma reverência à genialidade da Rainha do futebol.

Mesmo com o cansaço visível, as colombianas não desistiram. Aos 116 minutos, apenas quatro para o final da prorrogação, Leicy Santos cobrou uma falta perfeita da entrada da área e igualou o placar mais uma vez. A goleira Tapia novamente pediu atendimento médico e desperdiçou minutos de bola rolando, um hábito que manteve do segundo tempo regulamentar em diante. As equipes foram para os pênaltis com 4 a 4 no placar.

Nas penalidades, o clima ficou ainda mais tenso. Tarciane, Gutierres e Mariza acertaram para o Brasil, mas Angelina parou nas mãos de Tapia. Do lado da Colômbia, Usme e Restrepo converteram, mas Pavi isolou e Lorena defendeu a cobrança de Leicy Santos. Na quinta cobrança, Marta se preparou para bater o pênalti do título, mas a goleira colombiana defendeu. Nas cobranças alternadas, Jhonson e Luany marcaram, enquanto Bonilla descontou. Quem decidiu foi a goleira brasileira, que acertou o lado da finalização de Carabalí e garantiu não só o nono título para o Brasil e a manutenção da hegemonia no continente.

Tribuna Livre, com informações da diretoria da CBF

Leia também
Flamengo e europeus são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
Flamengo e europeus são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
Mbappé pode igualar marca de Cristiano Ronaldo no Real Madrid; entenda
Mbappé pode igualar marca de Cristiano Ronaldo no Real Madrid; entenda
Corinthians precisa quebrar tabu por título da Copa do Brasil
Corinthians precisa quebrar tabu por título da Copa do Brasil. Confira
CBF realiza visita técnica em estádios para implementação de impedimento semiautomático
CBF realiza visita técnica em estádios para implementação de impedimento semiautomático
Fifa anuncia categoria de ingressos com preços mais acessíveis para a Copa do Mundo de 2026
Fifa anuncia categoria de ingressos com preços mais acessíveis para a Copa do Mundo de 2026
Flamengo x PSG; confira a provável escalação do Mengão para a final da Copa Intercontinental
Flamengo x PSG; confira a provável escalação do Mengão para a final da Copa Intercontinental
Lance do 1º jogo entre Cruzeiro e Corinthians segue gerando polêmica; fotógrafo fica sem credencial
Lance do 1º jogo entre Cruzeiro e Corinthians segue gerando polêmica; fotógrafo fica sem credencial
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil
f1280x720-162975_294650_5050
Haiti e curaçao garantem vaga histórica na copa do mundo de 2026
joao-fonseca
João fonseca define estreia na temporada de 2026 em adelaide
afp__20250906__73lx4qb__v1__midres__autoprixf1itaqualifying-1024x683-1
Red bull revelará carro de 2026 com ford em evento marcante
f1280x720-147156_278831_5050
Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado

Documento aponta inflação pressionada pela demanda, incertezas no cenário interno e externo e reforça cautela na condução da política monetária Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano “por um período bastante prolongado”,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.